NOTÍCIAS

Notícias

Com Touro Mecânico e tenda bilíngue, famílias e amigos confraternizam em Festa Junina Mater Dei

 

 

O touro mecânico e a brincadeira bilíngue Ring Toss foram as novidades de 2016 da Festa Junina do Colégio Mater Dei, realizada na tarde deste sábado (11). Trata-se de um brinquedo típico das feiras americanas, chamada Carnival Party. Na Bilingual Tent, as crianças tinham que acertar argolas coloridas num tablado de madeira, para levar o seu brinde. 

Tradicionalmente realizada no Pavilhão São Pedro, a Festa Junina reúne a comunidade escolar do Colégio Mater Dei, mas toda a sociedade pato-branquense. Não só tios, primos, avós, mas também amigos dos alunos, estudantes em outras escolas, tornando-se uma grande confraternização. 

As apresentações das crianças são sempre um ponto alto da festa, momento em que as professoras, após semanas de ensaio, puxam seus jovens aprendizes a sacudir de alegria; e os pais formam uma parede com dispositivos móveis e câmeras fotográficas para eternizar estes momentos. Com tantas turmas, ritmos e festejos, as apresentações iniciaram as 15h e foram divididas em dois blocos, seguindo até próximo das 17h, duas horas apreciando as danças juninas das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Os alunos do Terceirão Mater Dei foram os grandes recepcionistas da Festa Junina,  acolhendo desde a porta e circulando entre as mesas com seus simpáticos doces e guloseimas. 

 

Novos sentidos às tradições

Adriane Arcari Zancanaro e o marido Fernando Zancanaro trouxeram o filho, Vinicius Arcari Zancanaro, 2, para sua primeira festa junina escolar como aluno do Colégio Mater Dei. Vinicius está no Grupo 3 e agora passa a frequentar a tradição que já era dos pais. "A gente vem sempre, mas esse ano foi tudo diferente, porque vivemos a expectativa dele. Nos últimos 15 dias, mas principalmente nesta semana a gente vem se preparando, ele aflito para chegar o dia. É tudo novo para o Vinicius, pois esta é a primeira vez, por isso convidamos madrinha, a família toda", narrou a mãe.

Saindo da pescaria, Luiza Gava Sespebe, 6, carregava satisfeita pequenas maquiagens que acabara de pescar, ao lado do pai Cesar Sespebe. Ela está no 1º ano B e não via a hora de mostrar para a mãe, Luciane Gava, seus brindes. No Colégio Mater Dei desde o Grupo 3, o pai conta que "a expectativa dela todo ano é grande. Há dias estão atrás do vestido, da maquiagem, tudo para se preparar para a festa. Vêm amigos nossos de fora, amigos que estão em outras escolas, e assim é legal porque traz quem não é do colégio, que já estamos acostumados ou sempre juntos. A Luiza nunca quis dançar em outros anos, mas nesse ela falou que vai dançar. Em casa tem ensaiado, mostrado para a gente. Ela canta a música e faz a coreografia", salienta o pai.

 

Touro mecânico

A grande atração da Festa Junina do Mater Dei, o touro mecânico, ficou rodeado de gente do começo ao fim da festa, que durou a tarde toda. José Batista segurava uma câmera na mão e tinha os olhos em três meninas: uma delas, sua filha Gabriela Zottis dos Santos, 6; enquanto filmava a amiga dela, Isabela da Silva Schmitt, 8, equilibrar-se para se manter no touro mecânico. A filha, acompanhada da outra amiga, Julia Vimadi Schmitt, 9, prima de Isabela, ficava em volta do inflável de segurança, só torcendo. "Ela é minha amiga desde a barriga da minha mãe", soltou animada, a pequena Gabriela. Ao descer do touro, Isabela disse: "É legal. Já estou acostumada porque ando no cavalo do sítio do nosso avô. Esta é a segunda vez que venho na festa junina do Colégio Mater Dei", conta a garota, estudante do 4º ano de outra escola particular de Pato Branco. 

José Batista, que é policial militar, disse que a família tem uma longa história com Mater Dei, por isso faz todo o sentido trazer não só a família, mas também os amigos: "Como pai, fico acompanhando as meninas. Vim com a esposa, a avó dela e mais familiares. É uma forma de aprender a convivência e estimular a amizade de todo mundo. Um ambiente diferente da escola, pois promove a interação com outros pais das demais crianças". Ele conta que a Gabriela, hoje no 1º ano, ingressou no Mater Dei no Grupo 2. "A Carolina [Zottis, sua esposa], estudou no Mater Dei quando criança. Eu fiz também Direito na Faculdade Mater Dei, me formei entre 2007 e 2008", conta José, que é policial militar, também graduado pela UTFPR de Curitiba. 

E o touro não foi só buscado por crianças não, adultos também fizeram fila para se divertir. "O curioso, sô, é que o bicho sabia quando era uma criança que estava montada, e assim se sacudia mais vagarosamente, arrancando surpresa e sorrisos".

 

 

legenda

Aluna Mater Dei no 1º ano, Gabriela Zottis dos Santos, 6; trouxe as amigas Isabela da Silva Schmitt, 8, e Julia Vimadi Schmitt, 9, estudantes de outra escola participar para se divertirem juntas

 

legenda

Longa história com Mater Dei, José Batista e Carolina Zottis, ela estudou no Colégio quando criança; ele, policial militar, formou-se em Direito na Faculdade Mater Dei; dizem que faz todo o sentido trazer não só a família, mas também os amigos

 

legenda

"A gente vem sempre, mas esse ano foi tudo diferente, porque vivemos a expectativa dele", confirmam os pais Adriane e Fernando, que trouxeram Vinicius Arcari Zancanaro, 2, para sua primeira festa junina escolar como aluno do Colégio Mater Dei

 

legenda 

Grupo 3: Saindo da pescaria, Luiza Gava Sespebe, 6, carregava as pequenas maquiagens que acabara de pescar, ao lado do pai Cesar Sespebe. Ela está no 1º ano B e não via a hora de mostrar para a mãe, Luciane Gava, seus brindes

 

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei

Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Arte: Lucas Piaceski

Agência PQPK

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias