NÍVEIS DE ENSINO

Ensino Fundamental - 1º ao 5º Ano

O Ensino Fundamental II atende a crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos de idade.

RESPEITO ÀS SINGULARIDADES

É nesta etapa da vida escolar que ocorre a passagem da infância para a adolescência, portanto, é momento em que se apresentam muitas singularidades, acentuadas pela puberdade, período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas postulando maior atenção a cada educando como pessoa. A identificação com grupos sociais, através de contatos mais frequentes e significativos com colegas de classe, se manifesta de forma mais intensa, daí a importância do acompanhamento do adulto, pais ou educadores, na transmissão dos valores e estabelecimento de comportamentos aceitáveis, pois é nesta fase que vão se conformando aspectos da individualidade e personalidade do educando.

O desenvolvimento cognitivo se dará, levando em conta uma maior percepção das próprias habilidades, o que os tornará mais críticos e, aos poucos, mais rigorosos consigo mesmos e com os outros. Educar, neste momento, é propor desafios e estabelecer relações que valorizem as próprias capacidades, fortaleçam a autoestima e estimulem o gosto pelo conhecimento, para o qual precisam ser encantados.

VIAGENS E CONQUISTA DE AUTONOMIA

Todos os alunos são incentivados a buscar sua autonomia, aprimorar os hábitos de estudos iniciados na etapa anterior e enriquecer os conteúdos com as experiências em espaços diferenciados. A expansão física é uma necessidade evidenciada dessa idade, daí o incentivo à prática esportiva, às aulas vivenciais, saídas pedagógicas, como mecanismos para canalizar as energias e potencialidades que despontam em grande profusão.

Outro exemplo é o projeto Viajar é aprender, no qual a turma é convidada a fazer viagens de estudos acompanhadas dos professores. Estas viagens servem para aprofundar conteúdos, inclusive de forma interdisciplinar e também colaboram com a interação entre os alunos. Entre os itinerários, costumam estar: Paranaguá (PR), Lapa e Vila Velha (PR), Foz do Iguaçu (PR), Itá (SC) e Ametista do Sul (RS).

Além disso, há as viagens on-line. A tecnologia é muito utilizada nesta faixa etária, seja através do uso do Portal Positivo (On), que possui um conteúdo elaborado para complementar o aprendizado da sala de aula, mas principalmente, com o uso do óculos de realidade virtual. A escola possui, ainda, uma sala de inclusão imersiva, que utiliza Óculos 3D com conteúdos pedagógicos, fazendo das aulas um diferencial.

TESTE DE PROFICIÊNCIA DE CAMBRIDGE

Com uma carga horária de 04 horas/aulas por semana, os alunos do Ensino Fundamental II são preparados em todas as habilidades da língua estrangeira para, ao completar o Ensino Fundamental, receberem uma certificação de proficiência internacional pela Universidade de Cambridge, atingindo assim o objetivo na formação de cidadãos bilíngues.

As aulas de inglês de 6º ao 9º Ano são voltadas para a comunicação. Aulas dinâmicas são ensinadas na segunda língua. A prioridade aqui é a oralidade, porém, em todas as aulas o aluno é motivado a manter o contato com as 04 habilidades em todas as aulas.