Proposta Pedagógica

TRAJETÓRIA COMPLETA

A criança do Mater Dei entra com dois anos de idade na Educação Infantil ou no Tempo Integral, passa todos os anos de sua formação escolar recebendo o que há de mais primoroso em valores e de conhecimento de mundo. Sai um jovem no Terceirão, concluindo com excelência o Ensino Médio e preparado para toda a vida, já com formação pré-vestibular.

PEDAGOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

A proposta pedagógica do Colégio Mater Dei volta-se para a construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de um estudante protagonista e agente de transformações sociais. Isso surge de uma série de escolhas que se alicerçam nos princípios e valores da pedagogia sócio-interacionista, onde o conhecimento é construído a partir da interação professor, aluno e objetos de conhecimento.

A apropriação da aprendizagem acontece quando, frente ao conhecimento sistematizado, o indivíduo busca significá-lo a partir de sua aproximação com os outros já conhecidos, elaborados e internalizados. Para construir um conhecimento novo, o aluno precisa recorrer a representações prévias relativas ao objeto e ter a capacidade de operá-las, bem como transformá-las.

PROFESSOR-MEDIADOR

O professor é o mediador do processo ensino-aprendizagem e o trabalho docente supõe estimular nos alunos uma assimilação significativa e não arbitrária dos conteúdos, em que os conhecimentos escolares sejam interpretados e incorporados a esquemas de pensamento experiencial prévio dos próprios alunos.

Assim, ao incorporar a cultura pública e reinterpretá-la pessoalmente, o aluno constrói e reconstrói o seu próprio pensamento, tornando o processo de assimilação mais significativo, o que pode ser constatado nas avaliações, sejam elas individualizadas, coletiva ou institucional, esta última como fonte de informações para o planejamento estratégico do colégio.

OLIMPÍADAS: PARA ATLETAS DO CONHECIMENTO

A participação em diversificadas olimpíadas nas áreas de conhecimentos tem proporcionado novos patamares de envolvimento educacional aos nossos alunos.

Pelo Mater Dei, eles participam e, em grandes ocasiões, são medalhistas no concurso internacional Canguru da Matemática, na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Escolas Particulares (OBMEP); na Olimpíada Regional de Matemática da Unochapeco (ORM); na Olimpíada Paranaense de Química; na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB); na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG); e na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

SEU FILHO BILÍNGUE

A nossa meta é que seu filho tenha o inglês como segunda língua, por isto o projeto Seu Filho Bilíngue faz parte de nossa proposta pedagógica. O ensino da língua inglesa se dá por uma carga horária ampliada, aos alunos do Grupo 2 da Educação Infantil, até o 9º Ano do Ensino Fundamental, quando realizam exames de proficiência. O aluno é estimulado a uma atitude proativa, voltada à busca constante de novas soluções para os desafios deste novo milênio.