Julia Toigo, 16, aluna do Terceirão Mater Dei, é aprovada em Medicina na UP

Ela realizou a prova sem qualquer pretensão de cursar mesmo que passasse, já que o sonho de sua vida é formar-se em Direito, em uma universidade Estadual ou Federal

Às 5h20 da madrugada de todas as segundas a sextas-feiras, toca o despertador de Julia Fernandes Toigo, 16, em sua residência em Itapejara D'Oeste. Ela levanta, se arruma, pega sua mochila e o transporte escolar, sentido ao Colégio Mater Dei, em Pato Branco. Tem sido assim desde o oitavo ano. Agora que está no Terceirão e, neste princípio de 4º bimestre, já alcançou o marco de 20 mil questões resolvidas, já que sua rotina inclui, ao chegar em casa, reservar as horas necessárias para revisar tudo que aprendeu nas seis aulas das disciplinas vistas no dia, e resolver de 100 a 120 questões, o que a faz fechar o mês com a média de 2.000 a 2.400 exercícios resolvidos. Tanta dedicação resultou na recente aprovação no tão desejado curso de Medicina, na melhor universidade privada do Paraná, a Universidade Positivo.

A prova, Julia realizou em setembro sem qualquer pretensão de cursar mesmo que passasse, já que o sonho de sua vida é formar-se em Direito, em uma universidade Estadual ou Federal. "Como eu sei que é um curso que tem poucas vagas e muita chance de não passar, comecei a estudar para Medicina desde o começo deste ano. Tenho na cabeça que se passar neste curso, posso passar em qualquer coisa. Fiz vários outros vestibulares como treineira, mas este na UP foi o meu primeiro vestibular pra valer", conta a estudante.

A meta alta de passar no curso mais concorrido, Medicina, para poder alcançar o seu sonho de Direito tem inspiração na mãe Herlli Cristina Fernandes Toigo e também em um tio, ambos advogados. "A minha família sempre me deixa muito livre para as minhas escolhas e não estou sofrendo qualquer pressão para me matricular em Medicina, porque sabem que ainda sonho com o Direito", revelou, focando na Unioeste de Francisco Beltrão, para continuar morando no Sudoeste e ainda estagiar desde o princípio, no escritório de sua mãe, em Itapejara.

Julia Toigo tem um histórico de dedicação no Mater Dei, já que no final do 9º ano ganhou o Materteste entre os alunos do colégio e tem a bolsa de estudos desde a 1ª série do Ensino Médio, mantida com notas acima de 8,5 até agora, no Terceirão.

"Em toda a minha vida escolar eu estudei muito, mas na maioria das vezes, me dedicava mais só antes da prova. Este ano a proposta de ensino era mais avançada com vários exercícios por dia, quem não estudasse ficava para trás e eu nunca posso ficar para trás. Entrei com a mentalidade de este ano fazer tudo que fosse proposto. Além disso, aprendi com esta determinação dos professores, que tem uma participação principal devido às dicas muito boas, e também o material didático. Também contou muito minha calma na hora da prova, porque eu não queria cursar. Daí relaxei e acabei indo bem".

Texto e foto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Agência PQPK