Colégio Mater Dei movimenta série de ações em Certificação Digital
Apesar de a educação trabalhar com informação por excelência, a tecnologia e a digitalização ainda não são uma realidade presente para muitos colégios brasileiros. O Colégio Mater Dei de Pato Branco é um dos apenas 23 no Brasil todo em processo de Certificação Digital, ofertada pela Editora Positivo. A informação foi confirmada pela psicóloga, pedagoga e mestre em Tecnologia Rossana Ghilardi, que é assessora pedagógica da área de Informática Educacional da Editora Positivo. Na última quinta-feira (23) ela esteve pela terceira vez neste ano realizando uma ação direta com os professores. Desta vez, voltada aos educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio que, através de uma oficina prática, estudaram aperfeiçoamentos quanto aos Recursos Digitais que o colégio dispõe.
Mater Dei está realizando todos os passos para buscar a Certificação Digital, conforme salientou o vice-diretor, Fabrício Pretto Guerra. "Queremos que os alunos usem mais o Portal Positivo. Vamos caminhar juntos neste propósito", mencionou.
Confira as principais características deste momento de transição, na entrevista:
ENTREVISTA
Todos sabem que a tecnologia tem que estar sempre vinculada a educação. Qual é a principal barreira para o educador conseguir usá-la com naturalidade?
A sala de aula sempre foi tecnológica, mas com tecnologia analógica: papel, tinta, caneta, lousa. Esta migração para o digital não está sendo fácil para as escolas e as professoras justamente porque é mais do que simplesmente mudar a ferramenta, muda toda a interação com a mensagem e a informação com o conteúdo, a forma de o aluno chegar ao conteúdo, de o professor trazer a informação para o aluno e ele produzir suas mensagens. Esta alteração é extremamente profunda para a escola que é um espaço que lida com informação. Se os processos informativos mudam, a escola tem que mudar radicalmente. Aí esta transição e mudança até radical, mas ainda não tão percebida pelos professores de modo geral no país, que ainda estão se apropriando das ferramentas e começando a deslumbrar as alterações que serão necessárias nos processos pedagógicos.
Dentro da Editora Positivo, a proposta de abordagem tecnológica perpassa quais questões?
Não só a Editora Positivo, mas qualquer editora voltada ao segmento escola, justamente por esta mudança de paradigma, está se reinventando e se reajustando para produzir no digital. Para atender suas escolas, a Editora Positivo já há alguns anos vem realizando recursos digitais desde a época do CD. Temos o portal que é disponibilizado para alunos e professores há mais de dez anos e agora, recentemente, veio o formato do livro didático digital. Assim a gente concretiza esta referência: escola lida com informação digital. Os conteúdos estão na internet e precisam de recursos que tenham a informática sustentando além do livro, do caderno e do papel. A editora está produzindo há alguns anos e vai continuar a migrar todas as opções de conteúdos didáticos para este formato digital. Também com interações novas, novas propostas de avaliação, novas maneiras de aproximar professores e alunos no espaço virtual. São várias transformações.
E para o aluno, como é ter esta tecnologia em sala de aula e poder estar inserido neste processo?
Aqueles professores que têm usado com mais frequência têm relatado que o aluno fica muito mais concentrado, percebe e entende melhor os conceitos e as ideias. Na verdade, é simplesmente porque estes conceitos estão sendo apresentados a ele dentro de um suporte que já conhece e convive no dia a dia. A escola deixa de ser um lugar estranho para o aluno, onde ele tem contato só com papel e caneta e passa a ser um lugar que é similar ao que ele tem em casa. Lida com computador e com smartphone o dia todo, chega na escola também vai lidar com computador, smartphone, mas dentro de um espaço organizado, com propostas bem definidas e objetivos sedimentados. Ele deixa de usar aqueles objetos só para lazer e entretenimento e começa a entender que são caminhos para conhecer o mundo, conhecer as coisas e propostas de se comunicar de forma mais efetiva com o mundo.
Como você situa Mater Dei neste processo de inserção tecnológica?
O Mater Dei já está no segundo ano de busca de Certificação Escola Digital Segura. Quando estes novos instrumentos chegam para a escola abrindo as portas do mundo através da internet, é necessário que a escola se prepare para isto e esteja em condições de oferecer estes recursos adequadamente para o aluno. O Mater Dei já percebendo e, junto conosco na editora, está se organizando para que esta transição seja o mais tranquila possível para os alunos, seus familiares e para os professores. Este é o terceiro momento de formação para os professores, por exemplo. A questão técnica também está sendo ajustada com contratos, documentação, para que a escola esteja bem estruturada. É uma das pioneiras, este projeto tem apenas 23 escolas participantes no Brasil inteiro, é um projeto-piloto que Mater Dei se integrou e está à frente destas implementações já com muitos recursos tecnológicos nas salas de aula e preparando toda a documentação, estrutura, blindagem técnica e preparando os professores, tudo ao mesmo tempo, para que isto realmente aconteça com eficiência.
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"A escola deixa de ser um lugar estranho para o aluno, onde ele tem contato só com papel e caneta e passa a ser um lugar que é similar ao que ele tem em casa", conclui Rossana Ghilardi
Patrícia Peck, referência em Direito Digital no Brasil, vem palestrar na Mater Dei
Dentro da programação de Certificação Digital do Colégio Mater Dei, o dia 17 de agosto (segunda-feira) deve ser marco de mudança de atitudes. Isto porque uma das maiores referências em Direito Digital do Brasil e idealizadora do Instituto iStart e do Movimento Família Mais Segura na Internet, a Dra. Patrícia Peck Pinheiro, vai palestrar às 19 horas no Auditório Algemiro Pretto, da Faculdade Mater Dei. O Instituto iStart, criado em 2010, tem a missão de levar mais educação em Ética e Segurança Digital para as famílias brasileiras e atua junto às Escolas, formando professores e alunos mais capacitados para lidarem com os novos desafios da Sociedade Digital.
Alguns assuntos ou conteúdos que serão apresentados por Patrícia Peck Pinheiro:
- A instituição de ensino da Era Digital;
- Como proteger imagem e reputação da instituição de ensino;
- O impacto da tecnologia na sala de aula;
- A responsabilidade do colégio e dos professores na questão digital;
- O dever de sigilo escolar e o cuidado com compartilhamento de informações sobre alunos.
- Como proteger a privacidade e evitar o excesso de exposição do professor e do colaborador.
- Uso de linguagem adequada nas ferramentas digitais.
- Como fazer uso de Recursos Tecnológicos para melhoria do ensino-aprendizagem.
- Os termos de uso de idade mínima.
- Os limites da relação professor/aluno nas mídias sociais.
- A questão das fotos e imagens.
- O uso do celular no ambiente de ensino.
- O combate ao cyberbullying.
- O uso legal dos conteúdos digitais.
- O que fazer em caso de incidentes - orientação ao Professor, à Instituição de Ensino e à família.
- Como atualizar a documentação escolar com as novas regras de uso de tecnologia - do contrato de matrícula ao termo de uso de e-mail, rede, internet, tablets e celulares
"Interessa a todos os educadores, pois precisamos estar informados para fazer o uso correto e a nosso favor dos instrumentos digitais. Estes conhecimentos se tornam indispensáveis para o uso das novas tecnologias em todos os setores do colégio, da sala de aula ao atendimento geral", salientou a diretora geral, Ivone M. Pretto Guerra.
A palestra será dirigida a todos os educadores do Colégio e Faculdade Mater Dei e credenciará a equipe pedagógica a lidar com os desafios trazidos pelo uso das novas tecnologias.
Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613
Agência PQPK