Alunas do 4º ano Colégio Mater Dei são campeãs em Judô no Campeonato Paranaense
Aos nove anos, elas são medalhistas do Campeonato Paranaense de Judô Feminino por equipes sub-11. No dia 2 de julho, em Campo Mourão, as alunas do 4 ano do Colégio Mater Dei, Fernanda Burile Ferst (4ºB) e Laura de Vargas Pereira (4ºA), foram campeãs por equipe, ficando em terceiro lugar. Ao todo, a equipe é formada por cinco meninas.
Elas treinam na Academia Judô Sonkei, em Pato Branco, com o sensei Raphael Bandeira. A academia participou do campeonato estadual, representando o município.
As famílias das meninas as apoiam muito na prática esportiva.
Segundo o pai Anderson Ferst, Fernanda treina há um ano e esta é a sua quinta medalha como atleta de judô. "Ela já participou de campeonato regional da região Sul do Paraná e ficou em terceiro lugar também. Em Guarapuava, participou em três competições, ficando em primeiro, segundo e terceiro, respectivamente. E agora em outubro, vai participar em Curitiba do Campeonato Paranaense individual", descreveu confiante.
Laura começou treinar em outubro do ano passado. "Ela é bem dedicada, gosta muito e se achou neste esporte. O professor disse que ela tem perfil, força, tanto é que fez exame de faixa antes do previsto, porque se destacou. Esta é a terceira medalha de Laura, sendo que ela tirou em primeiro lugar no campeonato em Guarapuava. Ela ama o judô", conta a mãe Marivone de Vargas Pereira.
Parabéns, meninas, pela dedicação ao esporte!
Judô, esporte olímpico
O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 1964, apenas como demonstração, e passou a valer medalha a partir de Munique, em 1972. Somente 20 anos mais tarde, em Barcelona, as mulheres foram aceitas e começaram a competir. É uma das modalidades que mais dá medalhas ao Brasil.
Disputada por categorias de acordo com o peso, a definição dos ganhadores das medalhas de ouro e prata são conhecidos após os combates em eliminação simples, seguindo o cruzamento. Duas medalhas de bronze são distribuídas no sistema de repescagem.
Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613
Agência PQPK
Fotos: Divulgação