NOTÍCIAS

Notícias

Grupo Mater Dei está proativo e engajado no Dia da Mobilização da Educação contra o Zika

 

Alunos e professores da Faculdade e do Colégio Mater Dei estão formando uma grande corrente de combate ao mosquito Aedes aegypit

 

No Colégio Mater Dei e na Faculdade Mater Dei, hoje (19) foi dia de conscientização. Os mais de três mil alunos ligados ao Grupo Mater Dei estão formando uma grande corrente de combate ao mosquito Aedes aegypit, quando os educadores estão reservando alguns minutos para a conscientização, em cada sala de aula, em cada turno. 

Esta é uma ação que faz parte do "19 de fevereiro - DIA DA MOBILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA, com o slogan."Tudo o que acumule água é foco do mosquito!!" O panfleto distribuído alerta que o perigo aumentou, uma vez que agora além da dengue e Zika, o Aedes Aegypit também transmite Chikungunya. Já foi constatada a relação do vírus com a microcefalia em bebês. 

O professor Batoré, de Ciências Biológicas no Colégio Mater Dei, explicou que entre as ações pensadas com a coordenação e direção do grupo é trabalhar também com o pessoal do bairro. "Vamos nas casas levar algumas informações, ver se permite que a equipe do colégio consiga entrar para verificar se há algo acumulado. Uma outra ação importante com os alunos é que todos usem repelente. É bom frisar que o Aedes está aí. Não tem como evitar. O que temos que tentar evitar é que ele prossiga sua transmissão do vírus, as doenças mencionadas. É passar o repelente em casa, trazer se possível e a cada duas horas, repassar. Essas ações serão feitas a partir da próxima semana", orientou o biólogo. 

 

Faça você

Sobre a conscientização deste dia 19, Batoré salienta que a importância mesmo é que "temos que fazer nosso papel. Não adianta cobrar só dos outros e esquecer de fazer a nossa parte. Olhar para a casa, nosso quintal, nossa calha, dentro de casa. Se fizermos nosso papel será mais fácil de outros seguirem nosso exemplo, por isso acho que o melhor forma de prevenir é com exemplo. O papel importante hoje é eles terem consciência que começa sempre com a gente. Não esperar que o outro faça o que eu posso fazer, essa é a principal meta". 

O professor de Física e Matemática e inspetor do colégio, Antonio Kroetz considera muito importante o esclarecimento a respeito de todas as patologias que o Aedes aegypit pode trazer. "Eles precisam saber que em relação ao Zikavirus, nenhum cientista já sabe exatamente o que faz. Se tem mutação genética, se não tem, como já aconteceram casos, a exemplo da mulher que teve gêmeos, um nasceu microcefálico e outro não, aí que os cientistas começaram a se apavorar mais ainda. Ninguém conhece o comportamento do Zika e nem do vírus da dengue. Isso é um problema muito sério". 

O alastramento do mosquito é tão sério que está mexendo com várias instâncias da sociedade. "Mostrei aos nossos jovens, que até o Papa Francisco se manifestou no México em relação ao ZikaVirus. Todo mundo sabe que a igreja era contra os anticonceptivos, no entanto, o Papa recomendou agora que a mulher portadora do Zika use o anticonceptivo, uma coisa revolucionária inclusive dentro da igreja, tanto é que os alunos incorporaram o exercício da cidadania, ajudando a combater o vetor desses vírus que tanto problema estão causando no Brasil e no mundo". De fato, o Brasil é onde existem as maiores incidências dessas patologias transmitidas pelo Aedes Aegypit

"Deixamos os alunos responsabilizados a cuidarem de suas residências, envolvendo os pais deles. Principalmente mostrei a eles que o mosquito não tem divisa. Se cria na casa vizinha e todos devem ser agentes, pelo menos de denúncia, mas também da eliminação de focos e criadouros deste pernilongo", finalizou Kroetz. 

Fique atento, se engaje nesta campanha e faça a sua parte, em sua residência, seu trabalho, na rua em que você mora, nos bairros pelos quais circula. 

Repasse seus conhecimentos aos seus amigos e à sua família. Todos são responsáveis!

 

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei

Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Fotos: Lucas Piaceski

Agência PQPK

 

 

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias