Com tecnologia e interação, colégio ensina inglês de forma revolucionária
No Colégio Mater Dei mais de 450 alunos vêm recebendo carga-horária estendida em língua inglesa, o que muda comportamentos e descontrai os conhecimentos
Cantando pelos corredores. Este é o comportamento da adolescente Rafaela Rotava, 12, quando está em casa. Normal para a faixa etária. O detalhe é que ela faz isto em inglês. Quem conta é o seu pai, Hilton Henrique Rotava, atestando a desenvoltura da filha, que estuda no 7º ano do Colégio Mater Dei. Ela compõe o grupo dos mais de 450 alunos que, desde o início das aulas em fevereiro deste ano, têm recebido carga-horária estendida em língua inglesa, por meio do projeto Seu Filho Bilíngue. Com um espaço físico totalmente reorganizado para ensinar o idioma, dos cumprimentos a todas as explicações didáticas, é algo que faz parte da rotina de todos os alunos do colégio. Com o fechamento do 1º Bimestre, é possível começar a mensurar resultados, tanto da parte da direção e coordenação, quanto dos pais.
"O projeto foi lançado para ser um diferencial no ensino da segunda língua dentro da escola e percebe-se que tem cumprido com seu papel. Após alguns meses desde que iniciou o projeto bilíngue, o resultado tem sido muito satisfatório. A carga-horária ampliada, as tarefas de casa, o material didático internacional, a estrutura do espaço bilíngue, tudo atrai a confiança dos pais e contribui para o aprendizado. As avaliações são bem completas e o resultado do fechamento do primeiro bimestre foi bem produtivo", avaliou o vice-diretor Fabricio Pretto Guerra.
A criança e o adolescente, na visão da coordenadora do Bilíngue, Elisa Dengo Cechinel, se inserem no projeto de forma mais natural, também porque as aulas são conduzidas sem qualquer "choque". "Com os pequenos são feitas aulas de arte e de música em inglês, além das aulas regulares na língua estrangeira, o que está favorecendo esta naturalidade. A interdisciplinaridade favorece a aprendizagem e a fixação dos conteúdos".
Lousa interativa
Ilustrando bastante em cores, palavras e formas toda a abordagem, a lousa interativa é uma ferramenta extra integrada aos passos de aprendizagem. "O saldo do projeto é bem positivo, já se esperava um resultado muito bom, mas tem que se admitir que está sendo melhor que o esperado. O grupo de professores está trabalhando bem com a metodologia do projeto, mantendo desde o início a insistência em fazer explicações em inglês. Os professores mantiveram o foco e todas as orientações e atividades são, de fato, dadas em inglês".
O percurso acaba sendo natural. Ao ministrar as aulas em inglês, os retornos dos alunos também acabam sendo por meio desta língua, sem nenhuma dificuldade. "A comunicação entre professores e alunos na língua estrangeira não apresenta resistência ao projeto".
Dentro deste contexto, "Hello Teacher" é uma saudação natural quando se vê, pelos corredores, o jaleco azul marinho levando a identificação visual do Bilíngue.
ENQUETE: Pais atestam o que projeto faz aos filhos
"A Bianca começou estudar com dois anos e meio, quando entrou no Grupo 2. Hoje tem sete anos, está há cinco no Colégio Mater Dei e durante todo este período uma forte característica é que sempre foi bem prazerosa a ida à escola, nunca houve problemas para fazer os temas. Agora está sendo mais puxado, mas ela nunca reclamou disso. Muito pelo contrário. Ela vem com o tema e sabe o que fazer, apesar de não saber interpretar 100%, vem orientada e tem noção do que tem que fazer, consegue conduz quase que sozinha; a segunda situação é que ela gosta muito de música e com o inglês percebo que se arrisca a cantar músicas em inglês. Recentemente a professora passou a dinâmica de copos. A Bianca passou o final de semana inteiro treinando. Ela canta o refrão muito bem, as palavras não estão totalmente corretas, mas vai atrás e se arrisca. Está sabendo lidar com uma nova língua com naturalidade. Quando sua irmã mais nova, no Grupo 4 que também tem o Bilíngue, vem com uma palavra: Orange. A Bianca já orienta a Beatriz: temos o Blue, o Red, o Pink. Isto é fruto de ter bom aproveitamento, estar gostando e aplicando, principalmente na música que ela gosta".
Maira Regina Brocco Ceni, engenheira agrônoma, mãe da Bianca Ceni, do 2º ano e Beatriz Ceni, no Grupo 4 do Colégio Mater Dei
"Ultimamente, o que temos notado na Rafaela é que tratando-se de séries e cantoras americanas, acompanha muito bem estas músicas e pronúncias. Fica cantando o dia todo, geralmente em inglês. Tem preferência pela língua inglesa. Hoje é fundamental a língua inglesa para quase tudo, desde o lazer, viajar, trabalho, serviço, para tudo hoje o inglês é necessário, traz facilidade e vantagem para quem domina bem. Desde quando estive na reunião de apresentação da Escola Bilíngue achei muito interessante, é um projeto bacana e vem somar muito para eles".
Hilton Henrique Rotava, agropecuarista; pai da Rafaela Rotava, 12 anos, aluna do 7º ano do Colégio Mater Dei
"Sempre achei que meus filhos precisavam fazer inglês. Por meio do Projeto Bilíngue é excelente, pois eles tem contato com o inglês todos os dias. No ano passado eram duas vezes por semana, esse ano está sendo muito bom pela frequência de escutar, ver, ouvir. Acho que a pronúncia, principalmente do Artur, está bem bonitinha. Eles não só entendem, mas o Artur até de música fala, faz pronúncias, reconhece nomes, é bem produtivo. Nunca teve dificuldade alguma em compreender o que a professora fala".
Sandra Breowicz Pederiva, médica pediatra; mãe do Leonardo Breowicz, aluno do Grupo 5; e de Artur Breowicz, aluno do 3º ano
Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613
Fotos: Lucas Piaceski
Agência PQPK