Alunos e educadores destacam relevância social da Proposta de Preparação ao Enem do Grupo Mater Dei

A semana está sendo de muito estudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os alunos do terceiro ano das escolas públicas de Pato Branco, Coronel Vivida e São Lourenço do Oeste (SC). Isto porque eles estão tendo a oportunidade de participar de "Uma proposta de preparação para o Enem 2014 - A um passo do Ensino Superior", realizada pelo Grupo Mater Dei. Desde a manhã de segunda-feira (23), até a noite de quinta-feira (25), cerca de mil estudantes assistirão às aulas no Auditório da Faculdade Mater Dei, ministrada pelos professores do Colégio Mater Dei. Eles abordam os quatro eixos de conhecimentos: Ciências da Natureza e suas tecnologias, ministrada pelo professor Junior Alexandre Rebelato "Batoré", de Biologia; Redação, com Linguagens, códigos e suas tecnologias, com a professora Maureen Elizabeth Mendry (Língua Portuguesa); Matemática e suas tecnologias, com o professor Sandro Paulo Pissinin (Matemática); e Ciências Humanas e suas tecnologias, com o professor Rafael Garcia (Geografia).
Quando ainda estava no segundo ano do ensino médio, Gustavo Piovesan, 17, fez seu primeiro Enem para começar a se preparar. No projeto, participou do primeiro grupo que uniu Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), La Salle e Agostinho Pereira. "Foi uma aula bem interessante que uniu os três colégios, uma aula prática. No primeiro momento, vimos o que cai em Química, Física e Matemática e no segundo, Redação. Agora que vou fazer o Enem pelo segundo ano sei de verdade o que tenho que estudar", afirmou Gustavo, que decidiu cursar Engenharia de Produção quando terminar o terceiro ano no Premen.
Ao fim da primeira manhã de aulas, Tamires Pereira Rosa, 16, saiu do Auditório ao lado das amigas Caroline e Leile. Elas estudam no Colégio Estadual La Salle e vão fazer seu primeiro Enem. "Muito boa e proveitosa essa aula do Mater Dei para o Enem. Quero tentar Medicina Veterinária e a aula de redação foi o ponto que vi que mais preciso melhorar. Estamos com muita expectativa para o aulão de sexta também", comentou Tamires.
As alunas se referem à novidade do ano, que é o superaulão ofertado pelo Mater Dei com o Grupo Positivo, com a estimativa de receber participantes dos quatro dias anteriores. Eles vão assistir ao projeto "Ciência na Cozinha", desenvolvido pelos professores Cordeiro (Química) e Mateos (Física). O projeto do Grupo Positivo percorre o Brasil todo disseminando conhecimentos através de músicas, dinâmicas e uma metodologia diferenciada. A superaula acontece dia 26/09, das 19h30 às 21h30, no Teatro Municipal Naura Rigon de Pato Branco.
Download de conteúdos
No portal www.materdei.edu.br o aluno pode baixar o material dos quatro eixos de conhecimentos, trabalhados pelos professores Mater Dei. Vanessa Guerra Stefani, uma das coordenadoras gerais do projeto Enem, disse que os educadores estão bem envolvidos. "Tivemos toda a prévia da preparação, com organização das aulas com antecedência e bastante planejamento. O material está disponível para os alunos no site da faculdade desde segunda-feira. O aluno vem pra cá, recebe um caderno de anotações, mas já está orientado também pelas escolas que pode fazer o download dos conteúdos. Com esta organização, ele vem aqui e anota os aspectos principais. O engajamento dos professores é muito grande como sempre, e eles prepararam aulas com dicas. Dicas bem valiosas, focadas e específicas, para que eles possam fazer o máximo proveito". O material contém resolução de exercícios, organizado em leituras dinâmicas e com temas prováveis de serem cobrados no Enem, em especial, os assuntos recorrentes nas provas.
Dicas para estudo
Abordando o eixo de Ciências Humanas e suas tecnologias, o professor Rafael Garcia, formado em Geografia pela Unioeste e pós-graduando em Metodologia do Ensino da Geografia e História pela Barão de Mauá (SP), está desde o primeiro ano ministrando as aulas e, além do conteúdo, enfatiza também o quanto o Exame é um momento importante em suas vidas. "Dentro de meu eixo dou as pinceladas para repassar a eles como devemos compreender o mundo atual na questão geopolítica e econômica. Estudamos muito as provas passadas e repassamos o que eles devem ficar mais atentos. Claro que não tem como cobrir todo o conteúdo, mas os assuntos que mais caem e os de atualidade sim", salientou.
Rafael Garcia afirma que muitos dos acontecimentos atuais, principalmente na Geopolítica e nos conflitos, é resultado dos últimos 50 anos, herança da Guerra Fria. "Por exemplo, o conflito da Ucrânia com a Rússia nos remete a compreender um pouco do contexto da Guerra Fria. A questão agora do Plebiscito na Escócia que votaram a favor da continuidade da dependência do Reuno Unido, todo aquele contexto de crise econômica pelo qual passa a Europa, muitos dos fatos geopolíticos que acontecem hoje são frutos ainda do contexto da ordem bipolar da Guerra Fria, entre 1945 a 1990".
Ele discorre que outros campos que os alunos devem dominar é a questão da agricultura e população. "São os dois assuntos mais cobrados na história do vestibular de Geografia".
Quanto ao Brasil, o professor Rafael percebe que se vive um momento econômico muito bom no país que, apesar de subdesenvolvido, pertence ao quadro de país emergente, pois tem apresentado crescimento econômico nos últimos anos. "O problema é que esse crescimento econômico pouco tem sido mostrado em redes sociais e aquela questão das manifestações é a cobrança da população que veio justamente num momento de insatisfação: se o Brasil está num ritmo de crescimento comparado entre os dez que mais cresceram nos últimos anos, como é que esse crescimento econômico não se reproduz ou se reflete em melhorias sociais? E tem as eleições agora como um fator para não perder de vista", lembrou.
Responsabilidade Social
"Uma proposta de Preparação ao Enem - A um passo do Ensino Superior" compõe uma das ações do plano de responsabilidade social do Grupo Mater Dei. "Esta não deixa de ser uma ação de inclusão que beneficia tantos alunos da rede pública que podem contar com essas dicas valiosas praticamente às vésperas da prova do Enem. Claro que é feito todo um trabalho e preparo pedagógico nas escolas, mas a gente enxerga como uma oportunidade complementar de organização dos estudos e da prática pedagógica mais direcionada à prova do Enem. Este exame tem um modelo diferenciado de apresentação e nós enxergamos isto como uma oportunidade de os alunos de escola pública terem acesso a uma semana específica de preparação ao Enem", ressaltou Vanessa.
O diretor-auxiliar do Colégio Estadual de Pato Branco, Marcelo Kuhl assistiu as aulas com seus alunos. "Acompanho o projeto desde o começo, sempre estivemos juntos aqui. Para os nossos alunos, como para todos os outros colégios, são muito interessantes as dicas. As dicas são primordiais para os nossos alunos se darem bem no Enem e nos vestibulares. Até foi interessante que no Aulão de Física, uma das matérias que ele passou ali, vem a bater com a que gente passa para eles em sala de aula e também veem aqui. Vemos que não estamos brincando, estamos falando com seriedade para eles se darem bem". comparou. Marcelo nota que o Exame Nacional do Ensino Médio é a base para eles escolherem qualquer faculdade, não só as federais. "Acredito que o Enem vem a dar oportunidade para todo mundo entrar no ensino superior, com bem salientando Mater Dei".
Mil alunos em cinco dias
Participam alunos dos colégios: Estadual de Pato Branco (Premen), La Salle, Agostinho Pereira, Carlos Gomes, Rui Barbosa, Castro Alves, Ceebja, São João Bosco, Arnaldo Busato (Cel Vivida), Sóror Angélica (Slo), São Roque do Chopim, Cristo Rei, São Vicente e São João (Alto da Glória).
O projeto também aproxima o aluno da Faculdade Mater Dei, para que possa conhecer os cursos. Eles assistem ao institucional que aborda cada qual e, como oportunidade diferenciada do Grupo Mater Dei, eles recebem ficha de inscrição do Vestibular de Verão 2015 ao valor promocional de R$ 10,00. A grande surpresa deste ano é o Superaulão, cuja entrada no Teatro é o carimbo da própria presença nos dois dias de Proposta Enem, que ele frequentou no auditório da Faculdade.
Texto: Daiana Pasquim (DRT/PR 5613)/ AC Grupo Mater Dei
Fotos: Lucas Piaceski
Assessoria de Comunicação
Agência PQPK