Tradicional à comunidade, Festa Junina Mater Dei é no próximo sábado, dia 7
Uma tarde inteira de diversão em família, regada ao aroma junino. Tudo está sendo preparado pelo Colégio Mater Dei, para receber a comunidade pato-branquense e regional em sua festa junina que acontecerá das 13h15 às 18h, no salão do Clube Pinheiros. A entrada no clube é gratuita.
Famílias inteiras têm filhos em diversas idades estudando no Mater Dei, às vezes um no jardim, outro no ensino médio se preparando para o vestibular e, movidos pela festa, todos se unem numa mesma tarde de diversão. "É um momento que os alunos têm para conviver entre eles e também é uma oportunidade que as famílias têm de se aproximar dos alunos e de seus colegas, por isto sempre temos uma participação muito grande das famílias. Guardamos este momento como essencial para a história do colégio", disse o vice-diretor Fabrício Guerra.
Neste contexto, a união da comunidade escolar é muito grande. "Temos as crianças que vem dançar e brincar. As famílias participam apreciando e fotografando as danças como uma memória de convivência, pois eles têm a oportunidade de ver os seus filhos se divertindo e crescendo. Também a comunidade vem participar e notamos pessoas de todas as idades. Estamos de portas abertas para proporcionar este momento à cidade", convidou.
A descrição de um pouco sobre o que é pensado para este dia de festa com a comunidade é traçada por uma das coordenadoras pedagógicas, Vanessa Guerra Stefani. "É um evento muito esperado pelos alunos, tanto as crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, quanto os adolescentes do Fundamental II e os jovens do Ensino Médio. Todos eles esperam muito essa data. É um dos eventos mais tradicionais do colégio, está em calendário escolar e sempre é avisado com muita antecedência às famílias, os alunos e os educadores. Trata-se de um dia letivo, os professores ajudam desde o processo da organização até o dia do evento, participando de uma forma muito positiva e ativa, alunos, professores e pais da comunidade escolar".
Quanto às atividades, tudo está envolvido no contexto típico e regional da festa, com o clima dado pelas comidas típicas juninas, tão apreciadas na região. "Neste ano por termos a Copa do Mundo a festa tem esse foco de fazer essa alusão ao tema Copa. As brincadeiras são tradicionais. Teremos duas pescarias, a árvore dos campeões, o gol da copa, o boliche também voltado à Copa do Mundo, são as principais. Os alunos do 9º ano que participam do Correio Elegante já estão elaborando todas as estratégias dos "recadinhos" que vão ser vendidos no dia. E o Terceirão é uma turma que movimenta muito a festa junina do Colégio Mater Dei. Como têm a festa de confraternização deles no fim do ano, em novembro, o colégio cede um espaço na festa junina para a turma fazer a barraca de venda de docinhos como beijinhos, brigadeiros, dois amores, os típicos como paçoquinhas, rapaduras, além de brincadeiras de adivinhação, objetivando arrecadar um valor totalmente voltado para a organização da formatura deles".
Daiana Pasquim (DRT/PR 5613)/AC Colégio Mater Dei
Fotos: Arquivo Festa Junina 2013
Assessoria de Comunicação
Christoferson Agência Audiovisual