Colégio Mater Dei tem cinco medalhistas na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM)

Alunos vencedores com os professores Paulo Sérgio Dietrich, Sandro Abre, Felix Penna dos Santos e Cristiane Chuarts Kloss

Medalha de Ouro:

Murilo Gabriel da Silva

Medalhas de Prata:

Murilo Belatto Jacobi dos Santos

Leo Virgilio Werle

Medalha de Bronze:

Gustavo Bohn Bortolin

Menção Honrosa:

Pedro Augusto Marques

A lógica é amiga dos vencedores

Quando o assunto é Matemática, Murilo Gabriel da Silva já tem experiência, mesmo estando ainda no 7º Ano. "Tenho medalha de Prata na OBMEP ano passado, quando também fui pra OBM. Na ORM ganhei em primeiro lugar e este ano, ganhei medalha de ouro na Canguru da Matemática. Na OBMEP estou aguardando o resultado e agora na OPRM, sou medalha de ouro. Eu me sinto feliz". A parte da matemática que mais gosta é lógica.

Muito feliz também está seu xará do outro 7º Ano: Murilo Belatto, que ganhou a primeira medalha de sua vida, embora já tenha sido um vencedor do Materteste, o concurso de bolsas do Colégio Mater Dei. "Gosto de matemática, física, biologia. Na minha turma, ficaram felizes e me deram os parabéns", comentou.

O professor Felix lembra que a matemática é sempre desafiadora, não é uma questão de decorar. "Você tem sempre que lidar com o novo. Tem que estar preparado no sentido de ter boas estratégias e isto vem com muito treino. É lidar com o problema novo, o que é sempre difícil, mas a partir do momento que você já resolveu, ele se torna fácil. Sempre que você entende, fica fácil".

Leo Virgilio Werle está no 9º Ano e é também bolsista do Materteste. "Esta foi a primeira medalha que ganhei em uma prova feita pela escola e estou muito feliz, pois é uma prova de muita dificuldade. Foi bem gratificante receber este aviso de que fui bem. Tenho muito apoio em casa, meus pais me ajudam muito quando preciso. Trazem motivação para passar por todos os momentos".

Com este respaldo, ele respira matemática. O professor Sandro Able contou que Leo terminou a apostila da disciplina antes mesmo de o bimestre iniciar e que o aluno faz isto desde o 6º Ano. "Gosto da área de Matemática, é algo muito bom, que ajuda na lógica e futuramente pode me dar muitas oportunidades", reconhece.

No Terceirão, Gustavo Bohn Bortolin já participou duas vezes da ORM e esta foi sua primeira vez na OPRM, recebendo pela primeira vez uma medalha. "Estou contente comigo mesmo, foi um bom desempenho nesta prova extremamente difícil". Os professores impressionam-se com a decisão de que ele quer fazer Física como curso superior. "Eu desde cedo sempre preferi as exatas e, quando comecei a ter Física me apaixonei. Vou tentar fazer".

Seu colega de sala, Pedro Augusto Marques recebe a menção honrosa na OPRM, para se unir com as outras duas medalhas de bronze recebidas quando estava no 7º e no 8º Anos, ambas por seu desempenho na Olimpíada Regional de Matemática da Unochapecó. "É muito gratificante perceber que todo esforço que você está dando para o vestibular começa a dar algum resultado e temos a capacidade para conseguir se sobressair entre vários estudantes de todo o Estado do Paraná, é muito gratificante". Pedro quer fazer Engenharia Civil.

É o nível de dificuldade da Olimpíada Paranaense de Matemática que deve ser salientado, na opinião do professor de Matemática Paulo Sergio Dietrich, que é coordenador do Pré-vestibular Mater Dei. "Historicamente, a OPRM é classificada como uma das olimpíadas mais difíceis do Brasil, ela está no nível de uma OBM", ressaltou, acrescentando que "o resultado adquirido pela escola mostra o trabalho que se faz: muito bem representada por professores de Matemática, que são excelentes e conseguem dominar o conteúdo e passar aos alunos, e temos aí os representantes que são alunos muito bons na área. Este resultado comprova o bom trabalho que se vem fazendo. Pelo grau de dificuldade que tem a prova, é um resultado realmente expressivo que deve ser comemorado, principalmente pelo fato que estamos em Pato Branco, uma cidade menor, do interior e conquistamos várias medalhas nesta olimpíada", concluiu Paulo.

Assessoria de comunicação Mater Dei

Daiana Pasquim e Lucas Piaceski