Dez alunos conquistam medalhas na Olimpíada Paranaense de Química; dois deles, vão para fase estadual

O maior resultado em Química de todos os tempos, em um único evento, foi registrado pelos alunos do Colégio Mater Dei na última semana, quando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou os resultados da Premiação Regional dos Alunos na XIX Olimpíada Paranaense de Química 2019 - Campus Pato Branco. Do total de 12 premiações, dez vieram para os estudantes Mater Dei. Além disso, dois alunos conquistaram vagas para a próxima etapa, a 3ª fase, que acontecerá no dia 24/08, em todo o Estado do Paraná, para 55 estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio (Modalidade A) e do Terceirão (Modalidade B). Entre estes, participarão do Colégio Mater Dei, a Valentina Lima Cartaxo da Silva, do Terceirão e o Thiago Bergamaschi Campos, da segunda série. Na classificação Regional, estão premiados:

Modalidade A - 1ª e 2ª Série do Ensino Médio

Thiago Bergamaschi Campos: medalha de Prata

Vinicius Von Muhlen Colini Gonçalves: medalha de Prata

Otavio Gambeta Ziger: medalha de Bronze

Modalidade B - Terceirão

Valentina Lima Cartaxo da Silva: medalha de Ouro

Elis Regina Basso Veloso: medalha de Prata

Gustavo Bohn Bortolin: medalha de Prata

Luiz Henrique Grando Weiller: medalha de bronze

Ana Luiza Madeira Forselini: medalha de bronze

Eduarda Chioquetta Tomasini: menção honrosa

Ana Laura Madeira Forselini: menção honrosa

Preparação para a olimpíada

Para colaborar com o resultado, o Colégio Mater Dei promoveu aulas preparatórias para a Olimpíada, em contraturno, com os professores Rogério Felix Blanco, que é doutor em Química, e José Aluizio Geraldo Junior, mestre em Biotecnologia. Os alunos vieram voluntariamente nos dois dias em que se trabalhou diretamente a prova.

"Não foi nestes dois dias que eles adquiriram conhecimentos. Nestes aulões sempre colocamos em geral o que pode cair. Vejo que a prova Modalidade A que vai até segunda série, tem assuntos que eles não viram. E a prova Modalidade B, teoricamente, tem quase todo o conhecimento do Médio. No Estado são quase 2 mil alunos inscritos. Nós estarmos entre os 30 melhores no Paraná é super gratificante, não só a referência regional, aqui ganhamos quase todas as medalhas possíveis. Quase todos os alunos, principalmente do terceiro ano, que foram fazer a prova, ou foram medalhistas ou ganharam menção honrosa. Pela primeira vez fomos medalha de ouro, com a Valentina, que já está aprovada em Medicina", salientou o prof. Dr. Rogério.

Um dos objetivos da olimpíada é estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química capacitando jovens a identificar, desenvolver e divulgar os benefícios que esta ciência pode oferecer para a humanidade.

"A gente já trabalhou reações de neutralização em sala, já trabalhamos indicadores com coloração diferente, pilhas, eletrólise, tudo isto na prática e mostrando a eles que todo o teórico que viram funciona no lado prático. A prova da olimpíada é bem dinâmica, pega questões de vários vestibulares de ponta do Brasil. Isso quer dizer que a gente consegue prepara-los para qualquer prova nacional, visto o que eles fizeram nestas olimpíadas. Estamos muito felizes", considerou o professor José.

Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK