Foguetes caseiros de alunos ultrapassam 200 metros e estão dentro da segunda fase do MOBFOG

Um voo de 220 metros. Esta foi a maior distância alcançada no lançamento de foguetes que aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), em rua deserta do bairro São Francisco, em Pato Branco, envolvendo os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Mater Dei. A aula diferenciada de Física e Química, liderada pelos professores Sérgio Junior Casagrande e Paulo Dietrich, têm um propósito nacional: a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada anualmente pela Sociedade Astrono^mica Brasileira (SAB) em parceria com a Age^ncia Espacial Brasileira (AEB).

Depois de muito trabalho e diversos testes, dois grupos fizeram os lançamentos "oficiais" de projéteis usando apenas materiais caseiros. A obrigatoriedade da mostra é atingir mais de 100 metros de distância. O teste foi definitivo para colocar os alunos Mater Dei como concorrentes da segunda fase da MOBFOG, que acontece em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

Isto porque neste mês de maio, o Colégio Mater Dei participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. O MOBFOG é um evento dentro da OBA. Alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio realizarão a prova do OBA na tarde do dia 17 de maio, nas dependências do colégio. Ao final da OBA, todos os alunos recebem um certificado de participação e medalha, para os que atingirem a nota mínima.

Como é o lançamento

Para a solução, foi usado vinagre e bicarbonato de sódio que, quando agitados dentro do projétil (garrafa pet modificada), aumentam a pressão dentro da garrafa causando uma reação isotérmica e, quando liberado à distância segura por meio de uma corda, libera uma quantidade de CO2 suficiente que deu para confundir a garrafa pet com os pássaros do céu, atingindo até 220 metros de distância.

Além de aprender sobre física e química na prática, o projeto será enviado para a competição.

"Fizemos o lançamento deste projeto na segunda série, com três equipes que quiseram participar. Elas estiveram trabalhando arduamente na construção do foguete, com apoio dos professores de Física e Química. É um projeto quase de iniciação científica: eles se encontraram no contraturno, tiveram apoio dos professores e já fizeram testes prévios", explanou a coordenadora pedagógica Vanessa Guerra Stefani.

Mater Dei participa direto do Nível 4, destinada aos alunos do ensino médio ou superior. A data limite para a realização dos lançamentos dos foguetes da 13ª MOBFOG é até o mesmo dia da realização da prova da 22ª OBA, ou seja, 17/05/19. A escola poderia realizar os lançamentos dos foguetes em qualquer dia e hora da sua melhor convenie^ncia. Agora, a melhor equipe vai participar das Jornadas de Foguetes, dentre aqueles com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete.

Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK