Teoria na Prática: Colégio Mater Dei reúne educadores em atividade pedagógica

A energia da equipe do Colégio Mater Dei está carregada em 100%, para receber os alunos de 2019 na próxima terça-feira, 5 de fevereiro. O fato foi comprovado na manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, quando os educadores de todos os níveis de ensino reuniram-se no anfiteatro para a atividade da Semana Pedagógica, que iniciou com as boas-vindas dos diretores Ivone Guerra e Fabricio Guerra e da assessora pedagógica Vanessa Guerra Stefani.

Foi também um momento de reflexão sobre o tema "Teoria na Prática", abordado pelo assessor pedagógico, mestre e doutor em Educação Rafael Tonietto, que tem atuação em todo o território nacional. "O Colégio Mater Dei é superorganizado e percebemos isso desde o momento que foi antecipada esta formação. A coordenação e direção da escola sempre esteve preocupada com a formação dos professores e principalmente, com que eles recebessem o que há de melhor no que diz respeito às novas tendências, metodologias e novas formas didáticas na educação", comentou.

Pensar o tema de "Teoria na Prática", segundo Tonietto, às vezes vem de uma pessoa com doutorado que quer trazer a teoria para a sala de aula e para o professor. Mas isso não pode ser feito a qualquer custo. O importante, segundo constatou em suas pesquisas, "é que temos que ir até a escola ver o que o professor está fazendo, e poder potencializar aquele trabalho dele. Então comparamos a teoria na prática, pensando em estratégias para desenvolver com os alunos, justamente observando aquilo que o professor faz, para poder potencializar as práticas dele a partir de sua realidade, e não a partir de uma teoria que irá dizer o que o professor tem que fazer", ponderou.

O doutor em educação ainda abordou as novas perspectivas com relação a base nacional curricular comum, que entre em prática em 2019. "Está se repensando a educação e com a implementação da base agora, vários conteúdos vão se organizar de forma diferenciada. É possível perceber também que hoje em dia não se prima só pela formação dos alunos com relação ao conteúdo, mas principalmente, a uma formação humana em várias dimensões, seja no conceito do conteúdo ou nas relações entre os alunos: como vivem em sociedade, como resolvem os problemas de relacionamento, como eles podem aprender a ser um cidadão completo, integral, para que possa modificar o seu contexto e termos, realmente, um mundo melhor", projetou.

Jornalista DRT/PR 5613 Daiana Pasquim e Lucas Piaceski | Agência PQPK