Com coral, balões dourados e filmes, Colégio Mater Dei faz solenidade em comemoração aos 50 anos

Um coral de 50 crianças vestidas com camiseta vermelha - cor do laço que agora envolve a escola - bem como uniformes históricos Mater Dei, cada qual com seu balão dourado e a mão no coração. Foi assim que se iniciou oficialmente a solenidade de comemoração dos 50 anos do Colégio Mater Dei, na manhã desta segunda-feira, 3 de setembro. Alunos e convidados especiais lotaram o ginásio de esportes, cuja recepção estava decorada com uniformes e materiais didáticos antigos, troféus conquistados, bem como maquetes do colégio. Nesta Semana da Pátria, houve a execução do Hino Nacional, destacando-se as vozes das crianças na execução do Hino do Mater Dei, no coral com acompanhamento da professora Juliane Baseggio. Este foi o terceiro, dos 50 dias de comemorações, oficialmente lançados pelo vice-diretor Fabricio Guerra nesta primeira etapa, que contou com todos os alunos da manhã e alguns do período da tarde.

O segundo momento da solenidade foi no Auditório Algemiro Pretto do colégio, em que a imprensa e os convidados especiais receberam revelações da diretora Ivone Guerra. Ela resgatou algumas das curiosidades e desafios pelos quais passaram ao longo dos 50 anos, desde a fundação em 1968 pela professora Zenaide Petry Bortot, e a partir de 1974 quando a escola passou a pertencer às professoras Carmem Salete Detoni e Ivone Maria Pretto Guerra. Foi também neste ano que na época o jardim da infância do Mater Dei trocou de endereço da rua Tocantins para a rua Aimoré. A partir da década de 1980, a instituição passou a pertencer exclusivamente a Ivone Guerra, que inicia um projeto de expansão que vem sendo constantemente implementado.

Passado e futuro

Para enaltecer com gratidão e reconhecimento aos colaboradores neste processo, o nome de cada profissional que pelo colégio passou foi exposto no vídeo histórico exibido no auditório, criado com a supervisão da professora Maureen Mendry.

O contraponto da história foi a projeção do filme "Mater Dei: um Palco de Memórias", ao qual o auditório assistiu emocionado, e que ilustra os próximos 50 anos, pois traz a mensagem de um círculo virtuoso constante, gerado na escola, universo também das primeiras vivências de toda criança.

O curta-metragem traz a participação de dez protagonistas para narrar a trajetória de um casal, menina e menino, que começam na educação infantil e pela escola crescem e se reconhecem. A direção e produção é de Lucas Piaceski e Daiana Pasquim, contando com o elenco: Sara Joana Ramos e Caetano Rocha Behereharay (Educação Infantil), Lavinia Antunes Raimundo e Vicenzo Freitas da Silva (Ensino Fundamental I), Maria Fernanda Andreoni e Felipe Guerra (Ensino Fundamental II), Gabriela Etges e Pedro Antonio Chaves (Ensino Médio) e ainda, a odontopediatra e egressa Mater Dei Laudiane Vedana Freire e seu esposo, o bioquímico Evandro Freire, que viveram o casal adulto, para recomeçar o ciclo. Participaram ainda as meninas Aurora Diana Pasquim Piaceski e Isadora Guerra Stefani, como a filha do casal.

Para definir o filme, Ivone disse que "as palavras seriam realmente emocionantes. Foi um vídeo muito bem feito, parabéns à Dai, parabéns ao Lucas, que realmente absorveram o que a gente queria que o vídeo narrasse: exatamente uma história de continuidade, que nunca termina. E assim foi. Começou de pequenininho até chegar grande, voltou ao pequeno. Fechou com tudo que a gente esperava, muito lindo, vocês vão se emocionar também". Assista em alta qualidade: http://vimeo.com/colegiomaterdei/materdei50anos

50 anos em 50 dias

A comemoração de 5o anos em 50 dias iniciou ainda no sábado, 1º de setembro, com a realização da Exposição de Ciências, Cultura e Artes do Mater Dei (Expomater), recebendo a visitação de toda a comunidade. "Nós queiramos que a comemoração fosse forte, bonita, simples e do nosso tipo, por isto foi elaborado 50 anos em 50 dias". Conheça as principais atividades em www.colegiomaterdei.com.br

Para a solenidade, o colégio convidou ex-funcionários, diversos educadores que fizeram história, diretores de todas as escolas de Pato Branco, representantes do Núcleo Regional de Educação, vereadores, a administração municipal e veículos de comunicação. O evento finalizou oferecendo um café da manhã.

Em entrevista, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi parabenizou a família. "Creio que o Mater Dei é um exemplo de dedicação, de organização e ninguém sobreviveria tanto tempo não fosse pela competência e pelo resultado que dá. As pessoas têm confiança de que o ensino é de qualidade, que existe disciplina, que a família que trabalha nesse estabelecimento tem tradição, é uma família que tem respeitabilidade em nossa cidade. Significa dizer que o Mater Dei angariou o respeito, não só da comunidade pato-branquense, mas da comunidade regional e até do Oeste de Santa Catarina, por conta do trabalho que faz e da competência que tem", defendeu o prefeito Zucchi.

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Foto: Lucas Piaceski