Com 50 anos de Colégio Mater Dei, Expomater traz conhecimentos que valem ouro

O dourado e o número 50 foram temáticas que abrilhantaram a edição 2018 da Feira de Ciências, Cultura e Artes do Colégio Mater Dei, a Expomater. Mesmo com a chuva que permaneceu caindo durante este sábado, 1º de setembro, o ginásio de esportes e a Escola Bilíngue Mater Dei, onde se dispuseram os trabalhos, tiveram intensa movimentação de pessoas durante todas as horas abertas a visitação.

No ano em que o colégio completa o cinquentenário e que a feira abre as comemorações de 50 dias (até 20 de outubro com o reencontro de egressos), uma das equipes trouxe também a linha do tempo da própria feira, que surgiu há 32 anos. Para resgatar os acontecimentos, as alunas do 7º Ano da equipe Timeline, entrevistaram pessoas como ex-alunos, professores e coordenadores que já participaram evento. Expuseram convites e fotos de edições anteriores.

Segundo elas, foi em 1986 que surgiu a Feira de Ciências e Artes (Ciarte), tendo como principal mentor o professor de biologia Carlos Cuvano, que trouxe a ideia de Londrina e, somado aos demais professores que queriam propiciar o desenvolvimento de pesquisas e defesa de seus temas escolhidos, na disciplina escolhida. Os alunos eram convidados a participar, pelo espírito competidor. Foi em 2000 que o nome passou a ser Expomater, acontecendo desde então de dois em dois anos, intercalando com o Show de Talentos.

Hoje, os trabalhos têm forte caráter interdisciplinar e as equipes que se inscrevem costumam contar com variados professores, inclusive, com professores da faculdade e universidades ou amigos externos, para compor seus trabalhos. As explicações e defesas de ideias são marcadas pela eloquência, uma vez que as equipes fazem estudos aprofundados sobre o assunto que estão expondo. Muitos compram equipamentos diferenciados, como instrumentos de laboratório, elaboram fantasias, pensam nos cenários, fazem testes científicos e químicos, para garantir que no dia, tudo dará certo e impressionará os visitantes, bem como os jurados.

O principal palco é o ginásio do Colégio e na sexta-feira a tarde já se intensificam as montagens, com o apoio dos alunos, professores e também alguns pais. De 6º ano do Ensino Fundamental ao Terceiro doEnsino Médio, os alunos competem pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, além do prêmio revelação. Já os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, vão como expositores.

Elas lembraram que em algumas edições da Expomater foram atribuídos temas, como em 2008: Assim Caminha a Humanidade; 2010: Ideias que transformam o mundo; e 2014: De olho no mundo. Os Trabalhos que se destacam na Expomater participam também da Expopato. Alguns dos trabalhos, depois de melhorados, já participaram da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Destaques que marcaram edições da feira e foram trazidos por elas: a Pirâmide de Queóps, O projeto de Empreendedorismo e Confeitaria, História do Cinema, Contos Infantis, Evolução do Mundo, projetos de Literatura Menino Maluquinho e Chapeuzinho Vermelho, projeto de Galvanização, que consistia em transformar metais em dourado, pelos alunos do terceiro ano.

"Este grandioso evento só acontece devido ao apoio das coordenadoras como a Leila, a Ivete e a Vanessa, a colaboração da Maureen e da Daiane, a manutenção das zeladoras, o suporte incansável e o encorajamento dos professores, demais funcionários e também dos pais que acompanham os filhos neste período único. A Expomater é uma oportunidade ímpar de aprimoramento educacional, de compartilhar informação. São pessoas que se unem na finalidade de sentir-se capaz de fazer. Momentos que antecedem com estudos, pesquisas, organização, apresentação na data determinada, alegria no compartilhar e a certeza que estes momentos sempre ficarão registrados na memória e no coração. Eu sou e sempre serei Mater Dei", afirmaram as alunas do 7º Ano.

Além deste, vários outros expositores salientaram a história do colégio, como o stand dos uniformes de eras anteriores que atraiu curiosidades, Mater Dei: a história por detrás das paredes, a evolução da Tecnologia na escola, um dos locais em que o visitante pode experimentar a realidade virtual, que é cotidiana nas salas de aula do Mater Dei, para aprender os mais diversificados assuntos. Salientaram-se ainda trabalhos que exploravam a língua inglesa, como dublagens e filmes, e também algumas obras literárias brasileiras e estrangeiras. Grandes fatos históricos como terremotos, viagens espaciais, uso de câmara de gás e a bomba de Hiroshima, também estiveram nesta edição.

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Foto: Lucas Piaceski