Larissa Suchodolak, do Terceirão Mater Dei, conquista Medalha de Prata na Olimpíada de Química da UTFPR

Preparo para vestibular: resultado motiva busca por aprovação nas melhores instituições de ensino

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do Colégio Mater Dei se saíram muito bem na Olimpíada de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na primeira etapa da prova, realizada em 26 de maio, a aluna do Terceirão Larissa Suchodolak, 17, conquistou Medalha de Prata, sagrando-se como o único colégio particular finalista na região. A percepção, é do professor de Química, Rogério Félix Blanco. "Ela consegue o mérito em uma prova que, na nossa região, a premiação é dada aos melhores alunos de cada campus onde foi feita a prova. Aqui em Pato Branco, a Larissa ficou com Medalha de Prata, e o mais interessante é que na nossa região, que abrange também o campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, não houve nenhuma premiação para uma instituição particular além do Colégio Mater Dei".

Blanco e o professor José Aluizio Geraldo Jr. estiveram à frente da preparação. "Vemos que os alunos estão realmente estudando, levando a sério a batalha que é o terceiro ano. O segundo ponto que vejo, é que este é o primeiro passo para um processo seletivo, pois a prova das Olimpíadas de Química é feita das questões complexas encontradas nos vestibulares mais concorridos do Brasil", apontou o professor José. Esta realidade também a salientada pelo professor Rogério. "Os alunos do terceirão têm uma batalha no final do ano em diversos vestibulares concorridos, e o fato da Larissa ter este resultado no meio do ano, motiva e dá energia para que no final de ano ela tenha notícias muito boas com relação as aprovações no ensino superior", apostou.

Larissa, que quer prestar vestibular para Ciências Biológicas, confirma que "o preparo vem de anos, desde o primeiro ano do ensino médio. Os professores me ajudaram e me indicaram o caminho. Era uma coisa que eu realmente queria e foi uma conquista muito grande", comemorou a medalha, recebendo os cumprimentos daqueles que a conhecem.

"Eu me sinto muito feliz porque é um reconhecimento do Colégio, dos professores, e isso é muito bom. Quando fiquei sabendo do resultado, fiquei muito feliz e já fui contar para minha mãe, que me abraçou emocionada. Ela sempre soube que eu sou muito dedicada aos estudos", contou Larissa.

A conquista dos alunos também é mérito dos professores. Rogério comemorou: "a Larissa nos enche de orgulho, uma menina dedicada aos estudos, não só à Química, mas em todas as disciplinas. Como professor de Química, eu fico extremamente lisongeado com a conquista dela, mas isso nada mais é do que uma preparação para os vestibulares que ela vai encarar".

O professor José acredita: "estamos no caminho certo ao nível de aprovação, pois estamos concorrendo com escolas da região e percebemos que estamos um passo a frente. O corpo docente do Colégio também trabalha na direção correta, fazendo revisões não apenas para conquistar medalha nas Olimpíadas, mas principalmente buscando a aprovação nas melhores instituições de ensino".

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Foto: Lucas Piaceski