Turmas do 1º Ano do Ensino Médio geram peças teatrais a partir do estudo de gêneros e romances

As turmas do 1º Ano A e B do Ensino Médio do Colégio Mater Dei desenvolveram um estudo amplo sobre obras literárias ao longo do ano, com o professor de Literatura e Gramática das turmas, Rodrigo Antonio Toigo, que é Licenciado em Letras Português e Espanhol e também acadêmico de Jornalismo.

Desde o primeiro bimestre, estudaram os gêneros épico, lírico e dramático e, a partir daí, criaram peças, as quais apresentaram aos seus pais, no fim da tarde da última quinta-feira (23), no Anfiteatro do colégio. "Eles produziram, inclusive, pequenas esquetes do gênero dramático, para depois entrarmos no teatro propriamente dito", comentou o professor.

O conteúdo principal trabalhado nas peças foi inspirado nas obras literárias estudadas:

De Machado de Assis foram A Moreninha (1844) e Dom Casmurro (1899).

As obras de Monteiro Lobato, como Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outras.

De Gil Vicente, o Auto da Barca do Inferno (1531) e A Farsa de Inês Pereira (1523)

As leituras foram anuais, mas os ensaios e leituras de texto começaram a partir de julho, logo após as férias. "Era para ser um evento interno, apenas para alunos do 9º e 2º ano. Mas tomou uma proporção muito maior do que imaginávamos, tanto pela clareza com que os alunos se apresentaram, quanto pela vontade que tinham de apresentar mais uma vez estas peças. Com a Vanessa chegamos a um consenso de fazer uma nova apresentação de final de ano, para a família, chamando os pais na escola", contou o professor de Literatura Rodrigo Toigo, acrescentando ser uma forma diferente de integrar a família à escola para esta faixa etária, o que é incomum, no Ensino Médio.

O professor destaca a desenvoltura dos alunos após a atividade e mencionou que eles entram no ensino médio com uma visão muito diferente do livro clássico, até como aquela leitura chata e obrigatória do vestibular. "A partir do momento em que transformamos esta literatura em prática pedagógica, percebemos que podem demonstrar o que conhecem, sabem e estão interpretando. Não adianta também jogar um texto para eles e apenas pedir para interpretar. É preciso toda uma leitura e debate em sala de aula para chegar ao palco", concluiu.

Houve até mesmo a performance da representação de personalidades, como a apresentadora Xuxa, a Hebe Camargo e o cantor Roberto Carlos (O Rei).

Veja também o álbum completo das apresentações.

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 |

Fotos: Lucas Piaceski