Expomater 2016 terá 43 atrações, entre expositores, empreendedores e pesquisadores

Colégio Mater Dei recebe a comunidade para que possa conhecer "mentes que se abrem para novas ideias"

Quem quiser mergulhar em curiosidades, se encantar com criações e se intrigar sobre como algumas coisas funcionam, deve visitar a Expomater 2016, Exposição e Mostra de Ciências e Artes do Colégio Mater Dei, no próximo dia 17 de setembro, sábado. Evento tradicional realizado a cada dois anos, recebe visitantes da comunidade pato-branquense e região, movimenta os alunos de todo o Colégio, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É um momento em que os pais também se envolvem bastante, uma vez que os alunos são desafiados a criar e a pesquisar. Por isto, o slogan e logotipo criado pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMA) da Faculdade Mater Dei ao evento remete a "Mentes que se abrem para novas ideias". Veja como são as categorias.

Cada qual com um nome de equipe atrativo, os alunos poderiam ser de turmas diferentes, desde que da mesma série. E poderiam participar individualmente ou em grupos de até cinco alunos. Cada equipe também tem um professor responsável que auxiliou na pesquisa, na execução do trabalho e que fará o acompanhamento da apresentação no dia da exposição. O objetivo  da Expomater é priorizar o conhecimento, em todas as suas áreas por meio da pesquisa científica, da lógica, do raciocínio, das manifestações artísticas, motivando o aluno a buscar seus próprios resultados com criatividade e responsabilidade.

Categorias

"Expositores" é a categoria dos alunos da Educação Infantil, que vão levar Jogos Pedagógicos. "Empreendedores" é a categoria dos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) que colocarão em prática as atividades desenvolvidas no projeto de empreendedorismo que o colégio desenvolve em parceria com o SEBRAE, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Os títulos desses trabalhos são: Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; e Sabores e Cores.

A partir do Fundamental II até o final do Ensino Médio, os alunos são da categoria "Pesquisadores" e concorrem à premiação do almoço comemorativo para o primeiro lugar de cada subcategoria e para a equipe revelação; todos os participantes receberão certificado. Os pesquisadores estão assim divididos: 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental; 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental; 1ª a 3ª Série do Ensino Médio.

Expomater 2016

Dia 17 de setembro (sábado)

Visitação das 9h às 15h

No Ginásio Esportivo do Colégio Mater Dei e adjacências.

Títulos dos 43 Trabalhos da Expomater 2016
Os temas são relacionados às áreas Ciências Humanas, Exatas, Sociais e Artes e Empreendedorismo.

1. Jogos Pedagógicos
  33. Funcionamento dos Drones
  34. Zona Habitável
  35. Saúde e Alimentação
  36. Você realmente sabe o que pensa?
  37. Estruturas Arquitetônicas adaptadas a Desastres Naturais
  38. Construção da Ponte Golden Gate
  39. O câncer
  40. Pitágoras