Equipe Multidisciplinar das Apaes Pato Branco palestra aos alunos do 9º ano Mater Dei e aplica Projeto Sensorial

Inserir a mão em uma caixa escura; ler um texto (e ser compreendido) com borrachinha e canudinhos na boca; abrir uma caixa com uma venda nos olhos; definir um som, com abafador de ouvido; abrir uma garrafinha de água com imobilizações nas articulações. Estas foram algumas das vivências pelas quais passaram os alunos do 9º ano do Colégio Mater Dei na manhã desta quarta-feira (24).

Nesta semana em que se realiza a Semana Nacional da Criança com Deficiência, o Colégio Mater Dei recebeu uma equipe multidisciplinar da APAE, composta por profissionais das áreas de fonoaudiologia, odontologia, psicologia, fisioterapia e assistência social que trabalhou com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental reflexões sobre as pessoas com dificuldades.

Inicialmente foram abordados mitos, verdades, dúvidas e curiosidades das pessoas com dificuldade e esclarecimentos sobre o funcionamento da APAE.

Em seguida, os alunos participaram de atividades práticas sensoriais, onde puderam vivenciar as dificuldades de cognição, motora, visual e tátil e da fala.

O Projeto Sensorial objetiva trabalhar a aceitação. "Quem não entende essas limitações nem sempre consegue aceitar ou ter paciência. Mas vendo o quanto é difícil e dá trabalho realizar as atividades na vida cotidiana tendo limitações, surge o respeito. Nós trabalhamos a tríade: escola, família e sociedade, na inserção de nosso aluno", esclareceu a psicóloga Fabiana Matioda de Araújo.

"Que os alunos sejam porta-vozes do que vivenciaram e possam dar apoio às pessoas que conhecerem, trabalhando a auto-estima, sendo colaboradores, respeitando e observando a importância de se colocar no lugar do outro", salientou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, professora Vanessa Pretto Guerra Stefani.

Apae PB: 215 alunos

As duas escolas de Apae de Pato Branco detêm juntas em torno de 215 alunos. A equipe multidisciplinar que veio até o colégio atua tanto na Apae Zilda Arns, que trabalha com adultos e idosos; quanto na Apae Carlos Almeida, que atua com crianças e adolescentes. Vieram as profissionais:

Lúcia Miotto de Quadros, Técnica em Saúde Bucal

Fabiana Matioda de Araújo, Psicóloga

Lisandra Souza, Assistente Social

Dheimi Battisti, Psicóloga

Fernanda Ramos, Fisioterapeuta

Fabíola Pan, Fonoaudióloga

Silvana Bosi, Fisioterapeuta

"O futuro se faz com a conscientização das diferenças", fica a mensagem da equipe multidisciplinar.

Texto e fotos: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Fotos: Lucas Piaceski