NOTÍCIAS

Notícias

Pais de crianças no Materzinho salientam qualidade espacial e ecológica da Brinquedoteca e Biblioteca Contêiner

 

O colorido, a ecologia, a qualidade dos brinquedos e a variedade de livros estão encantando as crianças da Educação Infantil do Colégio Mater Dei, o Materzinho. O novo espaço foi concebido com contêiners, todo estruturado com excelente iluminação, qualidade térmica e inteligente disposição de espaço, que fica na área externa da escola, a caminho do parquinho. O entusiasmo das crianças é reiterado pelos pais, que nas terça e quarta-feiras (17 e 18), estiveram a visitar as novas instalações do Colégio Mater Dei. 

Com forte proposta pedagógica, aliando o lúdico com o aprendizado, será amplamente utilizado pelas crianças na faixa etária de um ano e meio aos cinco. Leila De Col Cagol, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Mater Dei, afirmou que tudo foi criado visando uma aprendizagem lúdica. "Primeiramente foi pensado no manejamento do espaço, em virtude da demanda. Com a grande procura de alunos, a gente optou por um espaço aleatório tirando de dentro do espaço da escola. Aqui em separado, usufruímos da antiga brinquedoteca para termos uma área mais diferenciada e trazendo a própria brinquedoteca para um local maior. Por isso foi adquirido os contêiners em busca da sustentabilidade. De fato ficou bem amplo, com bastante brinquedos. O espaço se apropria do lúdico para chegar à aprendizagem, a interação da criança de uma forma bem mais prazerosa e dinâmica para que sua interação seja agradável com o meio ambiente, com os colegas e com a brincadeira. Tudo bem atrativo e colorido, que é o que a criança gosta", ressaltou a coordenadora.

O uso das novas brinquedoteca e biblioteca seguirá um cronograma pautado em objetivos, conforme as atividades em sala de aula. "Foi pensado de duas a três vezes por semana para cada turma vir, de acordo com o objetivo proposto em sala de aula. Eles interagem e brincam com as atividades direcionadas, bem como as mais livres e soltas", confirmou.

 

Depoimentos das famílias

Dona de um sorriso empático, a pequena Isabella Yumi Nomura do Prado, 2, conduzia seus pais, Rosilton Cazu Nomura e Fernanda do Prado Nomura a visitar o novo espaço, já indicando o que mais gostou. Eles colocaram a filha Isabella este ano no Colégio Mater Dei e ficaram impressionados com o novo espaço. 

"Realmente fizemos a escolha certa em colocar nossa filha nesta escola. É o primeiro ano de aulas dela, e acreditamos que será marcado por boas lembranças", disse a mãe. Rosilton acrescenta que ela ficou curiosa pelos brinquedos e que já comentava com expectativa sobre o espaço novo da escola. A menina sorria para as fotos, ao lado dos pais, enquanto segurava um dos brinquedos.  

 

Suzana Baggio é a mãe de Lorenzo Baggio, 4 anos, aluno do grupo 5. Ao visitar o espaço com seu filho, Suzana disse que gostou muito. "Desde a apresentação do projeto quando a Ivone demonstrou numa reunião de pais, vimos que é uma ideia muito inovadora e o bacana é tirar eles do ambiente em que estão acostumados para levar a outro ambiente. Qualquer novidade gera maior interesse. O Lorenzo é uma criança que gosta de coisas diferentes e por isso vejo que para ele vai ser divertido estar aqui". 

 

Jorge Jamhour, professor na UTFPR, visitou o espaço com seu filho Farraj Faruck Jamhour, de 4 anos. O pai destaca a beleza, aliada à ecologia. "As cores foram muito bem empregadas com os aspectos vermelho e azul, que são as cores do colégio, mas de forma que não ficou agressivo. Aqui está bem agradável de se olhar. Reaproveitar um contêiner na parte da ecologia faz com que o pessoal comece a ver de forma diferente o que é resíduo e o que é reciclável e tudo mais. Também trabalho isso sendo professor da UTFPR no curso de Agronomia". 

Quanto aos materiais disponíveis ao seu filho, Jorge Jamhour disse que ele gosta de carinhos e que ali se dispunha de uma variedade que o estava encantando.

 

Hugo Boscato e Daiane Nascimento, pais da Emília Nascimento Boscato, a completar 4 anos em 1º de julho, conta que já tinham visto o espaço quando em construção. "Realmente se vê que existe uma preocupação da escola em trabalhar o cuidado ao meio ambiente e deixar as crianças brincarem e aprenderem, ao mesmo tempo. Não conheço outra escola ou alguma instituição que tenha um local assim".

Profissional da área, Hugo destaca a qualidade espacial em relação ao tratamento que foi dado ao contêiner. "É um material mais delicado de se trabalhar. Aqui se nota revestimentos em gesso cartonado, acredito eu, e com ar condicionado e janelas que proporcionam que o ambiente não fique escuro. Há todo um trabalho por trás disso".

Daiane, a mãe da Emília, comentou que a filha vinha sempre ao parquinho brincar e chegava em casa animada: "Dizia 'tem um espaço novo mamãe!' Ela sempre comentava dizendo que era bem colorido. Estou bem feliz e empolgada com o espaço dos brinquedos. Ela adorou as maquiagens, bonecas e casinhas. É muito importante ver que a instituição gostar de cuidar das crianças. Isso vai fazer parte da formação deles vai e marcar por toda  a vida". 

 

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Foto: Lucas Piaceski

Agência PQPK

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias