NOTÍCIAS

Notícias

Série Evolução no Mater Dei - Parte 1 - Elisa Dengo Cechinel assume a coordenação do projeto "Seu Filho Bilíngue"

 

Como se tornar um falante de Língua Inglesa ao mesmo tempo em que se aperfeiçoa os conhecimentos em Língua Portuguesa? Conheça em detalhes a proposta revolucionária em educação, do Colégio Mater Dei

O bebezinho, ainda no berço, escuta os pais conversarem entre si e com ele. Assim, motiva-se para começar a balbuciar suas primeiras sílabas. Ao passar de um ano de idade é que o bebê inicia a articulação de palavras e mesmo ainda faltando letras ou mesmo sílabas, passa a nomear o universo. Ao entrar na escola, em torno de dois anos, começa a visualizar as partes que formam palavras e assim, vai adquirindo e aumentando o seu vocabulário em Língua Portuguesa. Isto acontece em toda escola. Porém, o aluno que estiver no ambiente do Colégio Mater Dei em 2015 será inserido nessa recepção de aquisição de linguagem e aprendizagem de sentidos e significados também em Língua Inglesa, o que o tornará, ao longo de sua aprendizagem, um aluno bilíngue. Por meio de diversas frentes inovadoras de trabalho, se concretizará o projeto "Seu Filho Bilíngue".

Com muito discernimento, o "Seu Filho Bilíngue" será coordenado pela professora Elisa Dengo Cechinel,  que durante este ano de 2014 exerceu a função de coordenadora da Educação Infantil, o Materzinho. Elisa é licenciada em Letras - Inglês/Português pelo Centro Católico do Sudoeste do Paraná (Unics - 2008), pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (Esap), e que participa da equipe do Colégio Mater Dei há dez anos, além de ser professora na Escola de Inglês Be Free desde 2012. Agora, nomeada pela direção do colégio como coordenadora do Bilíngue, Elisa Dengo Cechinel terá sob sua responsabilidade alunos de dois aos 14 anos de idade, além de capitanear o trabalho com os professores de Língua Inglesa com foco em arte, música, atividades lúdicas e brincadeiras. As demais disciplinas serão ensinadas seguindo os parâmetros curriculares nacionais, que preza pela língua materna, que é a Portuguesa.

Elisa está prestes a realizar o CES Embassy Teacher Training, o treinamento para professores de Língua Inglesa, com duração de três semanas, em janeiro/2015, na cidade de Hastings - Inglaterra. Vislumbrando o projeto Bilíngue, ao longo de 2014, tem lecionado no Ensino Fundamental II do Colégio Mater Dei no 6º, 7º e 8º anos, onde já vem trabalhando o Positivo English Solution (PES), sendo que agora o projeto bilíngue se estende a todos os alunos do Mater Dei da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Nesta entrevista, Elisa perpassa como será o desenvolvimento do "Seu Filho Bilíngue" em cada instância. A aplicação do programa será realizada por meio dos professores contarão com material didático que preza pela referência multicultural do PES, fornecido em parceria da Editora Positivo, com a National Geographic Learning e a Cengage Learning. Acompanhe como será executada pedagogicamente esta evolução na educação que o Colégio Mater Dei traz ao Sudoeste do Paraná:

ENTREVISTA

Como vai ser a sensibilização para a Língua Inglesa ao aluno Mater Dei que estiver ingressando no colégio?

Quando a criança entra na escola com dois anos de idade é inserida em um contexto cultural que inclui a fala, a escuta e a reprodução através da música, jogos e brincadeiras, através das aulas de artes, onde ela vai ouvir e produzir, sem escrita e leitura. Sensibilizaremos a criança para que, ao escutar, terá noção de um segundo idioma naturalizado. Quando ela aprender a falar Português, também estará aprendendo a falar Inglês. Enquanto ela estiver criando significados sobre Português, simultaneamente, estará criando significados sobre o Inglês. Nessa construção, quando a criança estiver começando aprender a falar, vai aprender a falar duas línguas. É claro que é um processo que leva algum tempo, da mesma maneira que ela nasce e leva um tempo para começar a falar a língua materna, porém é um processo significativo. Dos dois ao quatro anos a criança participa deste processo de sensibilização com uma carga horária de inglês estendida, através de música, artes e brincadeiras.

 

E a partir da sensibilização, como será o uso do material didático internacional?

A partir do Grupo 5 a criança vai utilizar material didático internacional que vem de Cambridge e que é aprovado pelo Grupo Positivo. Ela vai ter quatro aulas por semana, dessas, algumas vão ser com material didático, outras de musica e artes em inglês. A partir do 1º até o 5º ano, os alunos terão aulas de Inglês na escola todos os dias. Os alunos trabalharão com material didático internacional e também da seguinte maneira: algumas aulas eles usarão material didático, outras irão para a Minicidade, farão produção musical, produção artística, participarão de jogos e brincadeiras para produzir aquilo que eles estão aprendendo no material didático, neste segmento que vem desde o Grupo 2.

 

Tem pais com dúvida, por exemplo: o meu filho em 2015 vai fazer o 5º ano e assim terá perdido alguns livros, como é que vai acompanhar para chegar no 9º ano e fazer o teste de proficiência?

No início do ano o professor sempre faz uma revisão do conhecimento que o aluno já tem. A partir do momento que o professor sabe o ponto de partida do seu aluno, vai trabalhar para que ele consiga se adaptar ao processo que já foi aprendido, acompanhar e conseguir aprender o mesmo que os outros aprenderão. Devagarinho ele vai entrar no processo de construção do conhecimento que ainda não tem para que possa acompanhar todos os outros que já estão inseridos. Vai precisar de dedicação, acompanhamento, mas tudo isso dentro do projeto. Por ser diária essa inserção e por todos os dias estar aprofundando a aprendizagem de língua estrangeira, o aluno vai conseguir sim, em pouco tempo, acompanhar. Talvez não com 100% de proficiência que vai estar proposto para a idade, mas na sequência, até o 9º ano, ele estará inserido neste contexto.

 

Como será o teste de proficiência da Cambridge University ao final do 5º ano e do 9º ano?

Este é o grande objetivo do projeto bilíngue. É a concretização de um trabalho realizado com muito esforço e determinação. Os alunos serão convidados a realizar o teste de proficiência de Cambridge ao final destas etapas.

 

O que diferencia do Teste de Proficiência da Cambridge University de outros como o Toelfs ou Ielts?

Ele é um passaporte para fins acadêmicos, profissionais e de lazer. Trata-se de um teste de proficiência internacional em Cambridge e esse teste vai nivelar o aluno com conhecimentos internacionais. O aluno vai sair do 9º ano com certificação internacional, como concluinte de um Curso de Inglês. A diferença deste teste para o Toefel e o Ielts, por exemplo, é que alguns dos testes devem ser renovados de tempo em tempo. E o teste de proficiência com certificação internacional não precisa disso, mostra que o aluno é fluente e proficiente naquela língua. O objetivo do aluno bilíngue é que ele tenha duas línguas. Seu cérebro vai estar constantemente trabalhando com esses dois significados. Ele não vai confundir, de maneira alguma. O que vai acontecer é que enquanto estiver pensando uma coisa, ao mesmo tempo estará pensando a mesma coisa em outra língua.

 

O Mater Dei já trabalha com o Grupo Positivo que tem apostila separada de Inglês. Como vai ser a "conversa" entre a apostila de Inglês que já faz parte do material didático frente ao material internacional de Cambridge?

O material didático nacional é elaborado por brasileiros, que podem ser fluentes e falar inglês muito bem, mas são brasileiros. O material didático internacional é elaborado por pessoas nativas da língua inglesa, desenvolvido para pessoas nativas da língua inglesa, com a cultura da língua inglesa. O material internacional vai trazer o aluno para a cultura inglesa, americana ou para diferentes culturas, pois o material didático internacional que utilizamos propõe uma viagem por todos os países que falam a língua inglesa. Teremos situações em que o aluno terá contato com o inglês britânico, outras que vai escutar o americano, em outras o canadense. Nossa proposta é que para onde o aluno for, saberá se comunicar. O material didático que vem do Positivo vai ser um apoio para o professor trabalhar em aulas quando achar que convém, não vai ser um material esquecido. Mas ele não vai ser o principal recurso utilizado pelo professor. Na verdade, o principal recurso será tudo que oferecer aprendizagem ao aluno. Vai usar o material didático internacional, a Minicidade, as salas de aulas preparadas para isso, vídeos, músicas, filmes, tudo que venha a acrescentar para o aluno.

 

 

Texto e foto: Daiana Pasquim (DRT/PR 5613)/ AC Grupo Mater Dei

Assessoria de Comunicação - Agência PQPK

 

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias