NOTÍCIAS

Notícias

Alunos do 1º Ano do Médio vivem as disciplinas eletivas na prática

É inigualável o mergulho em conhecimento, quando este entra pelos cinco sentidos. E foi isso que aconteceu hoje, 9 de junho, com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Mater Dei. Eles puderam tocar, ver, inalar, degustar, ouvir detalhes sutis das disciplinas que escolheram estudar neste primeiro semestre, dentro dos Itinerários Formativos que o colégio traçou, no Novo Ensino Médio. Cada aluno pode optar pelas disciplinas eletivas: "Desvendando os Segredos da Ciência e da Saúde"; "Fundamentos da Cultura Maker"; "Cidadania e Direitos Humanos" e "Princípios da Gastronomia" ao longo do semestre. Elas foram oferecidas pelo Mater Dei a partir de tecnologias e métodos inovadores, com a parceria da Escola da Inteligência. 

 

Nesta quinta-feira, três dessas disciplinas foram vividas na prática, nos laboratórios do Centro Universitário Mater Dei; e uma delas, no Espaço Culinário do Chef Gilmar Fava, no bairro Pinheiros. 

A prática de "Desvendando os Segredos da Ciência e da Saúde" teve à frente os professores Guilherme Goulart e Cleviston Rubbo e aconteceu nos Laboratórios de Anatomia e de Microscopia do Unimater.

 

A aula especial "Cidadania e Direitos Humanos" foi ministrada pelos professores Esrom Rene Uhno Finger e Sidney Vicente Palavezzini, na Sala 08 do bloco de Direito.

As práticas sobre "Fundamentos da Cultura Maker" tiveram orientação do Professor Giovani Marcarini e aconteceram no Laboratório Maker do Unimater.

 

Em cada um desses espaços, eles manipularam equipamentos, gerenciaram hardware e conectaram dispositivos, aprenderam a usar microscópios, a manipular conhecimentos de anatomia trabalhando com animais dissecados, selecionaram e prepararam ingredientes apreciando a alquimia presente na gastronomia e também refletiram e analisaram paradigmas da sociedade humana, sob o ponto de vista histórico e legislativo.

 

Autonomia para viver em sociedade

Assim, a escola prepara o aluno para viver em sociedade: ensina-o a ser flexível, a ter autonomia e responsabilidades. Além de conhecimento, o Novo Ensino Médio desenvolve no estudante habilidades emocionais e sociais para que seja capaz de lidar com desafios e escolher seu caminho no futuro com mais coerência e autoconfiança.

Para o coordenador regional do Programa Escola da Inteligência, professor Deiver de Lima Greboggy, "a implementação das eletivas pelo Mater Dei está muito bem conduzida, com políticas bem estruturadas pela equipe do colégio, para que tudo o que está sendo ofertado seja aproveitado ao máximo pelos alunos, afinal precisamos preparar nossos jovens para os desafios do mundo".

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Vanessa Guerra Stefani conta que os alunos participaram de vivências práticas, com profissionais das áreas específicas e em ambientes/laboratórios do Unimater, com o objetivo de ressignificar o aprendizado, despertar a curiosidade, aprofundar conhecimentos, aproximando-os das possibilidades profissionais conforme seus interesses, para planos futuros. "A ação foi uma oportunidade enriquecedora aos alunos, pois puderam estreitar a relação da teoria com a prática em espaços que permitiram a contextualização experimental de conteúdos com a máxima dedicação dos profissionais envolvidos. Estamos orgulhosos e já projetando atividades diferenciadas para as eletivas do próximo semestre".

 

ENQUETE: O que dizem os alunos

Segredos da Ciência e da Saúde

"Escolhi essa área porque tenho bastante interesse e queria saber o que realmente ela trata, para ver se é algo que quero levar no futuro. Ajudou bastante numa opção de escolha, achei bem interessante a proposta, que trata desde a história da ciência da saúde, o que essa área abrange, as opções dentro dela, achei bom para dar um rumo para quem quer seguir nessa área, acredito que tenha sido bem válido para mim. Agora que sei de tantas opções, ainda estou indeciso, mas gosto bastante de Medicina e nessa eletiva descobri um nova opção que é a Física Médica, que não sabia que existia, interessante porque gosto bastante tanto de Física quanto de Matemática. Aqui na prática é bem diferente de tudo que a gente vê na teoria, bem mais fácil de entender. Ver com os olhos tudo que você aprendeu, marca bastante e fica na cabeça". 

Murilo Belatto Jacobi dos Santos, 15

 

 

 

Cidadania e Direitos Humanos: 

"A minha escolha por essa eletiva de Cidadania e Direitos humanos ocorreu por uma razão bem prática, que foi aumentar o meu repertório argumentativo, para entender mais sobre as discussões políticas e sociais que estão em pauta atualmente, e, assim, firmar repertório para escrever melhores redações. De fato, os módulos serviram como um ótimo complemento para matérias como História e Geografia Política, pois foram revistos e aprofundados alguns conceitos que estão na base de muitas matérias e que vemos de forma mais superficial durante as aulas, como justiça, governo, estado, democracia, cidadania, direitos humanos, globalização, meio ambiente, e outros. Isso foi muito bom, porque geralmente esses conceitos acabam sendo esvaziados de significado e usados de forma equivocada nas nossas  atividades cotidianas e no debate público. Então, eu gostei muito de ter essa oportunidade de aprender qual é a carga de sentido que essas palavras trazem quando são utilizadas. Também gostei da forma como foi organizada a eletiva no virtual".

Laura Toigo , 15

 

Fundamentos da Cultura Maker

"Gosto da ideia de poder reutilizar materiais, de gerar a sustentabilidade. Aprender alguma coisa com reciclagem seria importante, porque se eu quiser fazer algum projeto sem gastar muito, com a Cultura Maker tenho esses subsídios. Escolhi com esse objetivo. Achei diferente, porque primeiro eles dão um texto pra gente ler, depois tem a videoaula, vem uma atividade e uma pequena avaliação, o que achei interessante porque o conteúdo está fresco na memória e foi um modelo interessante de estudos. Na prática hoje, estamos vendo o minicomputador e conectando cabos para fazer funcionar. Na minha mente, estudar tecnologia é algo que quero fazer, inclusive, desejo ter uma empresa de jogos. Tem tudo a ver. 

Bernardo Lazzarotto, 15

 

Princípios da Gastronomia

"Acho muito legal cozinhar, é uma forma que eu gosto de passar o tempo, e desde quando eu era menor já criava receitas. Achei legal essa disciplina, poder estudar de casa também é uma vantagem. Hoje foi bem legal e diferente você sair e vir fazer numa cozinha própria e ainda cozinhar com os amigos, é uma coisa que eu vou levar para a vida. Uma das receitas que o chef ensinou foi fazer a manteiga ghee com uma técnica que tira todas as impurezas, vejo que é bem útil para cozinhar várias receitas. Adoro passar o tempo cozinhando.

Otávio Ricardo Viganó,15

 

Notícias relacionadas
Sem notícias relacionadas. Visualizar todas as noticias