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Treineiros do Enem: 14 alunos Mater Dei arrasam e tiram mais de 800 na Redação, antes do Terceirão

 

 

Ao concluir a 1ª série do Ensino Médio, vários aventuraram-se no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alguns deles, tendo apenas a 2ª série, obtiveram resultados surpreendentes também em Matemática.

 

O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado em janeiro deste ano, foi o "Estigma relacionado às doenças mentais no Brasil". E o ano letivo de 2020 foi on-line, com as relações professor-aluno nutridas à distância e com adaptações. Nesta semana, no Colégio Mater Dei, os números surpreenderam, com 14 alunos com nota superior a 800 pontos na redação, do máximo de mil, na análise dos eixos temáticos exigidos pelos corretores. Uma das alunas, Marya Eduarda Marcondes da Silva Detogni, chegou a obter a nota 980, tendo concluído unicamente a primeira série. 

"Nós conseguimos trabalhar a temática e preparar repertório para que os nossos alunos tivessem total propriedade para mencionar conhecimentos que extrapolassem os textos motivadores, o que faz toda a diferença para a redação Enem", avaliou a professora de Português e Redação do Colégio e Pré-vestibular Mater Dei, Bruna Kely de Jesus. Ela é Mestre em Interdisciplinaridade pela UNESPAR; pós-graduada em Ludicidade e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Integrado (CEI) e pós-graduando em Tradução de Língua Inglesa (Universidade Estácio de Sá).

Bruna é professora desde 2008, com ampla experiência em pré-vestibular e conta que a preparação, mesmo durante a pandemia, foi muito árdua tanto em relação ao seu trabalho - pois desenvolveu novos mecanismos de correção e devolutivas detalhadas para pautar o crescimento do aluno; quanto ao do próprio estudante que precisou estar mais atento e aberto a essas correções. 

"As nossas devolutivas eram bem complicadas, todas on-line. Eles me enviavam as redações via Positivo On, eu fazia a correção em Word e digitava todos os comentários relacionados às inadequações, à estrutura, aos recursos lexicais e gramaticais, ao próprio repertório e à argumentação, toda essa carga de conhecimento que era necessária para que pudéssemos consolidar tudo isso no Enem; e as devolutivas eram feitas em formato de pdf. Foi um trabalho difícil para os dois lados, mas conseguimos superar, pois olhe os resultados consolidados", comemorou.

 

Acertar o tema

Um dos fatores que trouxe confiança aos alunos Mater Dei foi o acerto da temática, uma vez que Bruna Kely de Jesus havia trabalhado saúde mental nas aulas de revisão ao Enem, na sequência abordada desde o início do ano letivo. "Essa questão de conseguir ser assertiva no momento de falar a respeito dos temas é porque fazemos uma seleção dos assuntos que muito provavelmente podem ser contemplados devido aos eixos temáticos que geralmente aparecem neste tipo de prova. Foi muito bom ter trabalhado com as temáticas e, na revisão, o fato de ter mencionado a saúde mental como uma possibilidade bem como o repertório que poderia ser utilizado, caso o tema aparecesse, foi realmente enriquecedor". 

Bruna também salienta a dedicação dos estudantes em seguirem firmes na produção textual, atentos às devolutivas e, da sua parte, de não desistir das correções e das devolutivas. "Mesmo que de forma muito exaustiva, tudo isso contribuiu para que efetivamente tivéssemos esses resultados". 

A priori, as correções eram realizadas da forma convencional, de caneta vermelha, assinalando os equívocos, utilizando os critérios, as competências. Com a pandemia, "eu tinha que digitar. Tive que desenvolver certas habilidades com o sistema de correção, acrescentando os comentários ao lado dos textos. Não é difícil só para quem corrige, mas também para quem recebe esta devolutiva, que tem que observar cada item comentado; o estudo da correção é bem demorado, mas é possível, se houver mesmo dedicação de ambas as partes", atestou. 

 

Segredo da Redação do Enem

Pergunta comum e corrente à Bruna: qual é o segredo da redação do Enem? Ela elucida que basicamente é ter um projeto de texto estratégico e conseguir desenvolver as ideias dentro de uma sequência lógica a partir, é claro, de todos os elementos que devem ser contemplados na estrutura interna de cada parágrafo: "Sempre comento com meus alunos que a estrutura é um grande passo, não que seja completamente definitiva, para que a nota seja máxima, mas se entender qual é a tipologia textual, quais são os elementos que preciso contemplar em cada um dos meus parágrafos ou seja, qual é a estrutura interna de cada parágrafo, já tenho quase meio caminho andando. Nesse sentido, é muito importante que você saiba nutrir toda essa estrutura com o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões estrategicamente. Você tem o projeto de texto, mas precisa "alimentá-lo", trabalhamos com essa alimentação, figuradamente falando. Meus alunos me ouvem falar de projeto de texto estratégico o tempo todo, já que saber organizar as ideias e consolidar essa organização na redação é um importante critério para o examinador", esboçou.

Considerando que, no Enem, o título da Redação é facultativo, Bruna orienta a deixar esse espaço para o desenvolvimento do texto, ao invés de fazer uma mera repetição da frase temática ou até construir um título abstrato que não possa ser desenvolvido ao longo da redação. "Minha sugestão é que aproveitem as 30 linhas para desenvolverem todas as ideias que nutrem o projeto de texto estratégico". 

 

Antecipação de uma excelente nota

O impressionante é que tantos alunos obtiveram níveis bons e excelentes, faltando um ou até dois anos para completarem o Ensino Médio. Eles têm notas de aprovação antes mesmo de delas precisarem. "O aluno de terceirão tem um foco muito mais acentuado na redação do Enem do que o aluno de primeira série. Acontece que a rigorosidade com que eu corrijo as redações também acabou contribuindo, pois quem é meu aluno já sabe que, desde o início, eu trabalho de forma muita séria e exijo bastante. Isso corrobora a percepção dos alunos quanto à necessidade de dedicarem-se cada vez mais. E se essa rigorosidade acontece na prática é porque acredito no potencial que eles têm. Penso que se conseguirmos desenvolver esse potencial textual desde os primeiros anos do Ensino Médio é fato que, quando chegar no Terceirão, isso tudo vai ser consolidado de forma muito mais fácil", projetou a professora de redação. 

 

Alunas que obtiveram 800+ em Redação na 1ª série do E.M.

Ana Laura de Souza Kirst - 940

Letícia Silva Borba - 900

Marya Eduarda Marcondes da Silva Retorno - 980

Michelle Fonseca - 860

Valentina Viganó Maccarini - 880

 

Alunos que obtiveram 800+ na 2ª série do E.M.

Giovana Borga Gonçalves - Redação: 980 | Matemática: 802

Joana Triches Silvestri - Redação: 820 - Matemática:  736,9

Marco Aurélio Brancaleone Zilli - Redação: 840

Isabella Daniel - Redação: 880

Luísa Maria Voss Spricigo - Redação: 840

Mateus Guimarães - Redação: 840

Nathalia Cadorin Cegatto - Redação: 880

Otávio Gambeta Ziger - Redação: 920

Vitor Assmann da Rosa - Redação: 900 | Matemática 754,60

 

Assessoria de Comunicação Mater Dei

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