Vinicius Colini conquista nota máxima em Matemática no Enem: 975

Ele decifrou a prova do Enem, criou intimidade com o padrão das questões e teve consistência durante a realização integral do exame nacional

Em 2019, no universo de 5 milhões que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas seis gabaritaram a prova de matemática. Esta informação de 2020/21 ainda não foi divulgada, mas certamente, Vinícius Von Muhlen Colini Gonçalves, 17, é um dos poucos no país a ter conseguido este feito. Aluno do Pré-vestibular Mater Dei, em Pato Branco, no desfecho de uma trajetória escolar iniciada aos 2 anos de idade no Colégio Mater Dei, Vinícius agora se prepara para conseguir as melhores vagas, pelo Sisu. Ele atingiu a nota máxima na prova de Matemática do Enem: 975 pontos, além de ter conquistado 920 em Redação. Sua média geral no Enem foi de 819,76, índice considerado muito alto por todos os professores experts no exame.

"O Vinícius provavelmente seja o único aluno do Sul do país a ter gabaritado a prova de Matemática, o que é mais difícil do que tirar mil em redação", avaliou Paulo Sergio Dietrich, coordenador do Pré-vestibular, professor de Matemática e com quem Vinícius teve um preparo acirrado, somando com o também professor de matemática, Sandro Able.

Trajetória nos estudos de exatas

Vinicius conta que se dedicou a boas horas de estudos, aproveitando a Maratona do Enem ofertada pelo cursinho, que se iniciava às 13h15 e depois fazia exercícios e revisão do Enem. "Fazia todos os exercícios, e ia calculando quantos acertos tive, para chegar à média. Quando a maratona acabou, começava os estudos um pouco mais tarde, tipo 14h30 até umas 17h. Não era fixo o horário, mas todos os dias estudava", contou.

O pai e a mãe de Vinicius têm formação em Contabilidade, Loreci e César Colini, incentivando os filhos aos estudos. "Sempre gostei de matemática, desde pequeno gostava de fazer contas, porque é quase natural, nunca tive dificuldade. Mas principalmente nos últimos anos, vim melhorando bastante, pois gostava, mas não era especial, tinha qualidade normal. E nos últimos anos foquei bastante e melhorei nisso. Bastante mesmo", reconhece Vinicius.

O aluno nota máxima em matemática vai completar 18 anos no próximo dia 2 de outubro e provavelmente lá, já estará vivendo o seu sonho, que é cursar Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus irmãos seguem com o mesmo pensamento no curso, Eduardo Colini, 21 está no quarto ano de Medicina na Unidep; e a Vitória Colini, aluna do 1º ano do ensino médio Mater Dei, também vislumbra o curso.

Foi aos dois anos, em 2006, que Vinicius ingressou na Educação Infantil do Mater Dei e ano a ano, esta relação mais se consolidou. "Era muito legal, o colégio foi muito importante pra mim, foi um eixo, algo que fez minha vida ser como ela é. Consegui todos os resultados, os erros e as falhas acontecem e o colégio foi muito importante pra tudo", avaliou, referindo-se ao seu ingresso quando criança. "Nunca fui bom em socialização, então os amigos que tinha no colégio eram basicamente todos os meus amigos".

Dicas para se dar bem no Enem

Vinicius salienta o amparo dos professores, a estrutura e os materiais. "Os professores ajudam bastante. Eles conhecem muito bem a prova do Enem, principalmente o Paulo de Matemática é sensacional nessa frente. As questões de Matemática são muito decifráveis, são sempre muito parecidas e não mudam muito de um ano para o outro", considerou. Em suma, dá a dica para quem está diante do exame: "conhecer bem a prova do Enem é muito importante para ir bem nela, por isso que o curso do Paulo e a própria maratona ajudaram bastante nisso: fiz todas as questões dos Enem passados e simulados. No percurso, sabia o que tinha que melhorar e sabia, na hora da prova o que iria ser pedido. Esta seria minha dica: fazer exercícios e conhecer bem a prova, que nunca muda muito, é sempre bem parecida", constatou.

Vinicius também destaca o material didático ao qual teve acesso. "Saber que a apostila, o material é muito bom, e saber que fazendo os exercícios, lendo a apostila e vendo o conteúdo com ajuda dos professores, inclusive, pode ter confiança que está no caminho certo para ir bem nas provas e no próprio Enem. O colégio e o material dão muita confiança, você chega na prova sabendo que você consegue".

Gabaritar, entre milhões

"Vejo como a recompensa para bastante esforço. Um pouco de sorte também, pois não dá para saber exatamente todas as questões, apesar de tudo, tem que ter sorte em algumas áreas e partes da prova. Ao mesmo tempo, é "gratificante" a palavra. Você sabe que poucas pessoas conseguem fazer isso. É uma sensação muito boa, saber que consegui algo que pouquíssimas pessoas conseguem e que sou capaz de fazer algo extraordinário, porque é muito difícil. Tem que ser muito consistente durante a prova, para acertar tudo".

Vincius Colini entende que o Enem é uma prova longa e de muitas questões trabalhosas. Para se sentir bem do começo ao fim, foi nos dois finais de semana com a sua "roupa da sorte": "É esta camiseta do colégio e uma roupa que tenho há bastante tempo. O tênis está meio destruído, usei para fazer muitas provas, para dar sorte, e deu. Conseguir acertar todas as questões, são muito poucas pessoas que conseguem. É uma sensação muito diferente de quase tudo que já vivi".

Assessoria de Comunicação Mater Dei